Quatro unidades móveis da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) equipadas com opacímetros iniciaram ontem (17/04) a medição de emissões de fumaça preta em veículos movidos a diesel, no CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). O opacímetro é um medidor do índice de opacidade da fumaça, por meio de uma sonda inserida no escapamento. O resultado do teste sai em alguns segundos e indica se o veículo está ou não regulado e dentro dos padrões de referência ambientais estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A iniciativa faz parte do programa \”Respira São Paulo\”, um dos 21 projetos estratégicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e é desenvolvida através de uma parceria entre a CETESB, a agência ambiental paulista, e a Robert Bosch, por meio da Rede Bosch Truck Service.

A partir da próxima semana, as unidades móveis preparadas pela Bosch irão realizar avaliações no CEAGESP (Portão 3), às terças e quintas-feiras; e no Terminal de Cargas da Fernão Dias, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir do dia 23 de abril, das 9h30 às 15h30. Em 23 de abril, às 10h, o programa terá início no Guarujá, Baixada Santista, onde as avaliações passam a ser feitas todas as quartas-feiras.

O programa tem duração prevista de seis meses e não implica em penalidade aos condutores de veículos que forem reprovados no teste. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a necessidade da regulagem e fornecer subsídios técnicos e informações para as futuras práticas de inspeção veicular a ser implantado ainda este ano pela Prefeitura de São Paulo, e fiscalização da emissão de fumaça com o uso do opacímetro no Estado. A implantação da fiscalização com o uso do opacímetro, em estudo na Secretaria de Meio Ambiente irá complementar a executada com a Escala de Ringelmann (escala colorimétrica, do cinza claro ao preto, utilizada para comparar a cor da fumaça emitida pelo cano de escapamento).