Na última semana, um encontro com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Sindicato dos Transportadores Autônomos da Baixada Santista, da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da Secretaria de Portos discutiu formas para contribuir com a renovação da frota de caminhões em cidades portuárias.
A meta é implantar nestes municípios o projeto RenovAr (Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões), elaborado pela CNT. Na reunião com representantes dos ministérios, foi decidido que será criado um grupo de trabalho para elaborar um projeto voltado às cidades portuárias.
“Está claro para todos que o fim do ciclo de vida desses caminhões é a atividade portuária por várias razões, inclusive por natureza de fiscalização e por conta do trajeto, pois são viagens curtas e que não dependem de estradas”, destaca João Paulo Papa, presidente da ABMP (Associação Brasileira dos Municípios Portuários) e prefeito de Santos.
Em Santos (SP), segundo a prefeitura, o transporte de cargas dos contêineres da área portuária rumo à cidade, por exemplo, é feito por cinco mil caminhões, dos quais 90% têm mais de 30 anos. “Enquanto as cidades hoje têm metas de redução de emissões, nós estamos convivendo com um dos fatores que mais agravam essa situação”, afirma o prefeito.

RenovAr
O objetivo principal do RenovAr é incentivar a renovação da frota de caminhões, com medidas como a isenção de tributos, a criação de centros de reciclagem de veículos e a desburocratização do financiamento para a troca dos veículos.
“Os caminhoneiros autônomos não têm acesso a crédito para renovação da frota. Então o governo precisa estabelecer condições especiais voltadas para esse público particular. O processo de renovação da frota está atrasado em pelo menos uns dez anos, e temos que correr atrás desse tempo. A meta é tentar fazer um esforço político para ser implantado com extrema urgência nas cidades com portos. Isso é fundamental”, defende Papa.

Fonte: CNT