Ter sucesso na profissão de motorista de caminhão não é tão simples como era alguns anos atrás. A lista de exigências antes da contratação efetiva é extensa, vai além da experiência na atividade.

Isso porque o mercado se tornou bastante competitivo e para conseguir um bom frete, ou até mesmo uma primeira oportunidade em uma empresa, é preciso adotar um comportamento mais profissional e garantir resultados qualitativos e quantitativos.

Os caminhões cada vez mais modernos e com tecnologia embarcada contribuíram para que os embarcadores e transportadores passassem a valorizar profissionais mais preparados e qualificados para prestarem os serviços. Essas exigências tornaram essencial que o motorista pratique uma condução segura, produtiva e de baixo custo operacional.

Confira algumas dicas de empresas ligadas ao setor para você ter um currículo profissional e mais competitivo:

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O gerente geral de gente da JSL, Claudemir Turquetti, explica que a empresa leva em consideração a característica dos candidatos de acordo com as particularidades de cada operação. “Investimos de modo contínuo no desenvolvimento, treinamento e capacitação dos colaboradores, o que se reflete inclusive na redução de acidentes, uma vez que a tecnologia embarcada possui um diferencial de que todas as ações desenvolvidas nos dão resultados positivos com este público, mesmo com menos escolaridade, e não impõem resistência no aprendizado”.

Lopes destaca também que o motorista que realmente quer ter sucesso na profissão deve ter disponibilidade de horário para atender a todos os tipos de trajetos e escala; honestidade para manter a palavra e assumir eventuais falhas ou problemas que venham a ocorrer no trabalho são imprescindíveis; aderência à cultura da organização; comprometimento, responsabilidade com as regras da organização e assiduidade.

“Além disso é importante gostar do que faz e, no caso dos motoristas, dirigir. E, para isso, é essencial que ele esteja não apenas descansado e bem de saúde, como consciente da responsabilidade de dirigir com segurança, preservando sua vida e de todos que estão a sua volta”, explicou.

No caso do autônomo além de todas essas características é importante o caminhão ter no máximo 10 anos de uso, estar com toda a documentação homologada pelo CTB e em dia, além do ANTT, que assegura os procedimentos de controle de cargas geral. O proprietário deve apresentar o veículo com todos os equipamentos de segurança. Além disso, deve apresentar também os demais equipamentos solicitados para o carregamento de cargas especificas.

A JSL oferece a todas as categorias de motoristas da empresa (frotas, agregados e terceiros) o PEC, ou Programa de Educação Continuada (implantado em 2006), programa sistemático que  tem como foco principal a redução do número de acidentes, a qualificação dos motoristas, redução da rotatividade, além do incentivo à motivação e à redução de custos operacionais devido à má operação dos veículos.

“O foco em motoristas decorre de esta ser a maior categoria dentro de nosso quadro funcional. Além da utilização de consultorias externas, muitos cursos são ministrados por nossos instrutores, entre administrativos e operacionais. Os treinamentos dos colaboradores ocorrem anualmente, com reciclagem em todas as operações”, explicou.