Nesta quinta-feira, 20 de Janeiro, a Concessionária Rota das Bandeiras inicia a recuperação especial da estrutura do pavimento das pistas norte e sul da Dom Pedro I (SP-065), entre os kms 65 a 113. Esta será a principal intervenção de melhoria do pavimento desde o início da concessão, em abril de 2009. A obra começa pela pista norte do trecho situado entre o km 65 e 67, em Atibaia, e para a realização dos trabalhos, será necessário o estreitamento de pista no local, medida que deve exigir maior atenção dos motoristas que trafegam pela região.

A ação ocorrerá nos próximos sete meses e tem como objetivo recuperar um trecho total de 48 quilômetros, nos dois sentidos da pista, o que significa reparar estruturalmente o pavimento de 96 quilômetros de extensão.

Alessandro Pacheco, o engenheiro responsável pela obra explica que a recuperação trará melhorias para o trânsito do local. “Trata-se de uma intervenção complexa, que irá atuar diretamente na estrutura do pavimento e resultará numa pista com condições de trafegabilidade muito melhores\”, afirma Alessandro.

A reforma está divida em etapas, na primeira delas serão realizados diversos tipos de serviços, como a execução do dreno de pavimento, que permite o escoamento da água acumulada especialmente nos períodos de chuvas, e a fresagem, que consiste na retirada da camada de massa asfáltica e sua posterior recomposição com a aplicação de uma camada de microrrev estimento asfáltico a frio, solução que privilegia o rejuvenescimento, manutenção e conservação de vias urbanas e estradas.

Até 2015, a Rota das Bandeiras irá realizar a recuperação especial dos 297 quilômetros de pavimento, das pistas norte e sul, do Corredor Dom Pedro, que é formado pela rodovia Dom Pedro I (SP-065) e pelo Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), além de trechos das rodovias Professor Zeferino Vaz (SP-332), entre as cidades de Campinas e Mogi Guaçu, Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí, e Romildo Prado (SP-063), entre Itatiba e Louveira.