As soluções tecnológicas da indústria para a minimização de custos adicionados ao transporte pela nova carga horária de trabalho dos motoristas e os avanços no desenvolvimento de projetos para o segmento serão os temas principais dos painéis “Caminhões e Ônibus” do 22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade – que acontecerão de 7 a 9 de outubro, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
Serão dois os painéis no dia 8 de outubro, ambos divididos em dois blocos: técnico, com apresentação de tecnologias por fabricantes, e testemunhal, com relatos da experiência de empresas usuárias.
Segundo o engenheiro Reinaldo Sarquez, coordenador do comitê Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL e supervisor de Homologação e Regulamentação de Powertrain e Veículos da Navistar South America, essa é uma discussão oportuna. “O tema é polêmico e o debate ajudará na definição dos próximos passos a serem dados pela indústria em termos de soluções tecnológicas”, destaca.
O primeiro painel – Começa às 11h, sob o tema-título “A tecnologia na minimização de custos adicionados ao transporte pela nova carga horária de trabalho dos motoristas”.
Do primeiro bloco participam Antonio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística), que falará do impacto financeiro nas operações de transporte da Lei do Descanso dos caminhoneiros; e Wagner da Costa Fonseca, diretor da NETZ Engenharia, que apresentará as tecnologias para a otimização de operações com redução de custos.
No segundo bloco (testemunhal) Ronaldo de Souza Meira, presidente executivo da Transportadora Estrada, trará a experiência da empresa com os custos da nova lei.
O segundo painel – Começa às 13h30 com o tema “Desenvolvimento de soluções locais inovadoras”, em que executivos da indústria mostrarão projetos criados no Brasil e aprovados pelas matrizes no exterior.