O Conjunto Montado de Eixo com Feixes de Molas pronto para a instalação em carretas, lançado recentemente pelo Ibero Group, fabricante de eixos para carretas e suspensão pneumática já representa 30% dde suas vendas e com tendência de crescimento rápido, segundo a empresa.
O sucesso do produto, informou a fabricante, se deve à facilidade de instalação comparada à maratona enfrentada pelos clientes para montar o conjunto comprado separadamente (eixo, molas, grampos de molas, porcas dos grampos de molas, tirantes do eixo e parafusos de fixação entre outras peças).
A operação, segundo a empresa, exigia mão de obra especializada e horas de trabalho, além de vários fornecedores e um custo elevado para um produto final sem padrão de garantia. O lançamento exige apenas fixá-lo no Conjunto Montado de Eixo com Feixes de Molas, no implemento pois o sistema todo já vem completo e com garantia de fábrica.
De acordo com o engenheiro Lino Biselli, vice-presidente e fundador do Ibero Group, não se trata apenas de um conjunto montado e 100% pronto para instalação e uso imediato. Ele explica que sua empresa desenvolveu máquinas, ferramentas e sistemas que aplicam em cada Conjunto Montado de Eixo com Feixes de Molas fabricado, uma carga de dez toneladas, e somente nesse momento é feito o torqueamento (aperto).
“Se o torqueamento do grampo da mola for feito sem carga na mola, quando o implemento estiver carregado o grampo irá se soltar. Por esse motivo é que muitos pedem para o transportador colocar a primeira carga e passar em um posto de molas para dar o torqueamento dos grampos de mola com o veículo carregado”, explicou Biselli.
Segundo o engenheiro, idealizador do conjunto montado, um dos grandes diferenciais que viabilizou o projeto foi a verticalização dos componentes que compõem o conjunto (eixo, mola, grampo e tirantes), todos produzidos por empresa que formam o Ibero Group e já possuem essa gama de produtos em seu portifólio.