A eletromobilidade acaba de ganhar mais um importante passo no Brasil no âmbito da produção e comercialização de modelos pesados elétricos. A novidade desta vez vem da fábrica da Mercedes-Benz, localizada em São Bernardo do Campo/SP, no ABC Paulista, com o lançamento do primeiro veículo da marca 100% elétrico desenvolvido no País.

Trata-se do ônibus urbano eO500U cuja novidade chancela o ingresso da montadora na era da eletromobilidade no mercado brasileiro, assim já como já acontece há algum tempo na Alemanha. O lançamento deve acelerar a chegada de outros modelos elétricos da montadora no mercado brasileiro, inclusive para o transporte de carga.

IMG 4498
A Mercedes-Benz do Brasil é o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus da marca

Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, embora na Europa e Estados Unidos caminhões do Grupo Daimler já estão sendo trabalhados, aqui no Brasil esta questão se encontra em avaliação sobre o que a empresa vai trazer ao mercado.

E sobre o primeiro veículo da montadora movido a eletricidade no País ser ônibus, Leoncini justificou que o transporte de passageiros sem emissões de CO2 impacta muito mais as pessoas do que o caminhão.

No entanto, o executivo frisou que o veículo de carga elétrico da marca vai chegar ao mercado na hora certa. Outro ponto por ele citado é que o trem de força do lançamento não é mesmo do eActros que começa a ser produzido na Alemanha esse ano.

Walter Barbosa scaled
Ônibus elétrico Mercedes-Benz sairá de fábrica equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia, disse Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing da companhia

O ônibus elétrico eO500U foi totalmente desenvolvido no País para a realidade brasileira, mas uma série de testes do motor elétrico, eixo, acústica, sistema elétrico, freio etc aconteceram na Alemanha em 1 milhão de quilômetros rodados com dois protótipos enviados do Brasil.

O ônibus elétrico lançado é um 4X2 com trem de força formado por dois motores no eixo traseiro, no piso baixo (equivalentes a 380cv) e duas baterias embaixo da parte traseira e outras quatro na parte superior do veículo. O eO500U tem 29 assentos e capacidade para o transporte de 83 passageiros. O peso do chassi mais baterias é de 14.880kg, contra 12.800kg da versão a diesel.

Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz, complementa que o veículo sairá de fábrica equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. A autonomia é de 250 quilômetros e o tempo de carregamento para carga completa é de 2h30.

Apesar de ter sido apresentado agora, a chegada do eO500U ao mercado está prevista para 2022. As primeiras unidades vão rodar no município de São Paulo e depois em outras cidades como Curitiba/PR, Vitória/ES e Salvador/BA.

A Mercedes-Benz vai garantir suporte e consultoria aos clientes em suas próprias empresas durante toda a vida do veículo, cujo preço é estimado em três ou quatros vezes maior que o similar movido a motor diesel.

“Mas o custo de manutenção tende a ser muito menor do que o de um  veículo a diesel”, complementou Walter Barbosa, considerando a inexistência de todos os procedimentos e cuidados necessários ao motor a explosão.