O Iveco Stralis 410 NR 4X2 modelo 2011, de propriedade do gaúcho Everson Pasqualini, de Santa Maria/RS, já rodou mais de 1,5 milhão de quilômetros sem qualquer intervenção no motor.

Segundo o carreteiro, suas viagens somam cerca de 8 mil quilômetros por mês por rotas na América do Sul, enfrentando diferentes condições de relevo e clima, como neve na Cordilheira dos Andes.

Filho de motorista de caminhão, Pasqualini contou que a marca já está na família há décadas, pois seu pai, José Pedro Monteiro Gonçalves, foi caminhoneiro por 50 anos trabalhando com caminhão Fiat.

“Sou apaixonado pelo meu Stralis. O conjunto me entrega um benefício fora do comum em trechos que preciso ter um caminhão seguro e potente, como nos Andes, com a neve no inverno”, reforçou Pasqualini.

Ainda de acordo com o caminhoneiro, seu Iveco Stralis é muito econômico no que diz respeito ao consumo de combustível. Ele destaca também a força do freio motor que proporciona redução no desgaste de peças, como lonas de freio.

A linha Stralis foi substituída pelos modelos da família Hi-Road, apresentasdos no final de 2018 e vendas iniciadas em janeiro de  em 2019. Uma evolução com qualidade, conforme disse o diretor de marketing da Iveco Bernardo Pereira.

Segundo o executivo, as características que fazem do Stralis do Everson um caminhão a toda prova são as mesmas que posicionam os modelos Iveco das linhas Hi-Road e Hi-Way.

“Nossos caminhões pesados evoluíram com alta qualidade, excelente custo benefício e baixo consumo. Tudo isso para que nosso cliente tenha rentabilidade na operação”, concluiu Bernardo.

Segundo a Iveco, os caminhões pesados da marca evoluíram a partir de pesquisas realizadas com os clientes. A empresa desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que resultou em aumento significativo do torque e economia de combustível.

As mudanças incluíram turbocompressores de geometria variável, injeção common rail de alta pressão, aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, tecnologias pós tratamento dos gases e calibração geral do motor e da caixa de câmbio.

As alterações técnicas proporcionaram maior torque do motor FPT Cursor 13, permitindo retomadas mais eficientes e menor tempo médio das viagens. Uma tecla no painel, identificada como ECO, quando acionada ajuda na redução de consumo de combustível.