Os projetos federais para impulsionar as obras de infraestrutura no País devem alavancar as vendas de caminhões para o mercado de construção. \”Estas medidas do governo serão sentidas a curto e médio prazo pelos fabricantes de veículos especiais para o setor de construção”, destaca Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. Para o executivo, o segmento de construção pesada apresenta um crescimento importante desde os anúncios da realização da Copa do Mundo, em 2014 e, posteriormente, das Olimpíadas, em 2016.

“Em 2011 esse mercado atingiu a marca de quase 10 mil unidades emplacadas. Para 2012, mesmo com a retração observada no segmento de caminhões, a expectativa é repetir os resultados do ano passado\”, diz Marcelo Bouhid, gerente de marketing da Iveco. Segundo ele, as vendas da marca para este segmento quintuplicaram desde o ano de estreia da Iveco no segmento, em 2009, atingindo 720 unidades emplacadas.

A participação da Iveco no segmento de construção vem crescendo ano a ano. “Falando especificamente do mercado de 26 toneladas, desenvolvido para o setor construção civil, é possível observar um forte crescimento da indústria ao longo dos anos. A Iveco entrou efetivamente nesse mercado em 2009 e em seu primeiro ano de mercado conquistou um market share de 3,3%. De 2009 para 2011, a Iveco evoluiu ganhando aproximadamente 2 pontos percentuais ao ano, fechando o período com uma participação de 7,3% nesse mercado”, destacou.

“Hoje, as vendas da Iveco para o setor de construção correspondem a 4% do volume total de suas vendas totais, percentual próximo da fatia referente a este segmento dentro do mercado total de caminhões”, acrescenta o executivo.

A fabricante projeta crescimento comercial nos próximos quatro anos: “A Iveco vem aumentando suas vendas para este nicho, e temos alguns clientes estratégicos. Atualmente, o tamanho deste mercado gira em torno de 10 mil caminhões/ano, e a venda da Iveco para o segmento está em torno de 750 unidades/ano. Nossos planos são de chegar em 2016 com aproximadamente 10% de participação no setor de construção civil”, conclui Marcelo Bouhid.

Para fortalecer sua participação neste segmento, a companhia participará até esta sexta-feira (31) da Concrete Show, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Em seu estande será apresentado o novo Iveco Tector 6×4 Geração Ecoline.