A Coopercarga (Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina) completou em 9 de fevereiro 18 anos de atividades e ultrapassa a marca de 45 unidades pelo Brasil e Mercosul, entre filiais e pontos de apoio. No ano passado, a empresa transportou mais de 2,34 milhões de toneladas e conquistou o posto de \”Cooperativa do Ano 2007\”, pela excelência do Programa Gestão na Estrada, que capacita seus motoristas a atuarem de forma responsável e coerente no trânsito. A frota de veículos atual da empresa é estimada em mais de 1.600 caminhões e possui idade média de quatro anos.

A Coopercarga divulga que potencializa sua atuação nos segmentos de distribuição urbana, especialmente a de bebidas, com a operação AmBev nos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa também atua nos segmentos de armazenagem, projetos logísticos, terminais de contêineres e postos de combustível, além da transferência nacional e mercosul. Outro destaque é que a empresa mantém uma parceria com a FABET / FATTEP (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte / Faculdade de Tecnologia no Transporte), entidade educacional voltada a profissionalização de toda gestão de transporte de cargas.

Em 2008, os planos são de consolidação, investimentos e a conquista de novos nichos de mercado. De acordo com o presidente da Coopercarga, Dagnor Roberto Schneider, o crescimento contínuo faz parte da estratégia.

– Fundação
A Coopercarga iniciou as atividades em Concórdia/SC, em 9 de fevereiro de 1990, pela iniciativa de Pedro Rogério Garcia, que vislumbrou a possibilidade do pequeno transportador da região competir com grandes nomes do setor. Após a união de 143 pequenos transportadores, através do cooperativismo, surgiu a Coopercarga.

Garcia também fundou a Fabet / Fattep, em 1997, quando sentiu através da Coopercarga a necessidade de capacitar o profissional da estrada. Foi a primeira instituição da América Latina voltada para este fim. Em 2001, o empresário colaborou na fundação da primeira cooperativa de crédito mútuo dos transportadores, a TRANSCREDI, e em 2004, faleceu.
680

Legenda: foto da primeira sede da cooperativa.