Levantamento realizado pela Fretebras aponta para uma nova tendência na estrada. Caminhoneiros estão se mostrando mais a vontade com as tecnologias e buscando frete on-line.
De acordo com os dados obtidos dos quatro primeiros meses de 2020 houve um crescimento de 47% no número de caminhoneiros utilizando meios digitais para busca de fretes em relação ao mesmo período de 2019.
Além disso, o estudo constatou um aumento de caminhoneiros buscando ativamente por cargas; quase 50% a mais no mesmo período.
Na virada do ano, a comparação dos números do primeiro quadrimestre de 2020 com os do último quadrimestre de 2019 registrou uma elevação na base de caminhoneiros utilizando meios digitais da ordem de 12%.
Os números refletiram em 80 mil motoristas a mais utilizando a plataforma Fretebras, que atualmente possui mais de 400 mil profissionais cadastrados.
OUTROS DADOS DO LEVANTAMENTO
A pandemia do novo coronavírus afetou o mercado de logísticas e transportes, ocasionando uma queda de 12% na oferta de fretes no primeiro quadrimestre de 2020 na comparação com os últimos quatro meses de 2019. Somente em abril desse ano a queda foi de 43%.
Os fretes para o setor agropecuário cresceram 10%, porém as ofertas de produtos industrializados caíram 20% em relação ao último quadrimestre de 2019.
O preço médio dos fretes sofreu pouco (apenas 3,3%) nesse início de ano no comparativo entre o último quadrimestre de 2019. Os produtos de maior destaque foram os do agronegócio, como batata, arroz e feijão, e produtos alimentícios industrializados.