Dados divulgados pela Mercedes-Benz revelam que a demanda por contratos de manutenção oferecidos pela companhia aos clientes de veículos comerciais tem crescido nos últimos anos. Apenas em 2011, foram adquiridos aproximadamente 4.000 contratos junto aos concessionários da marca. Comparado ao volume do ano anterior, isso representa um crescimento superior a 300%.
“Temos hoje cerca de 6.000 veículos com contrato de manutenção de fábrica. Mais de 60% desse volume foram adquiridos por médios e grandes frotistas, ficando os demais 40% com pequenas empresas de transporte e autônomos”, destaca Ari de Carvalho, diretor de pós-venda da companhia.
Atualmente, a fabricante oferece três tipos de contratos de manutenção. O Basic Service abrange a manutenção preventiva, com revisões de acordo com o tipo de operação no período de até três anos. O Full Service garante a manutenção preventiva e corretiva, além da substituição de peças de desgaste por até cinco anos. Já o Lube Service assegura os serviços básicos, como troca de óleo e filtros nas datas corretas. De acordo com a montadora, os clientes podem ainda negociar a vigência de seu contrato de manutenção de acordo com suas necessidades, o que varia de 1 a 5 anos. Durante todo o período de vigência, o contrato inclui socorro mecânico 24 horas por dia, com garantia de intervenção da assistência técnica da fábrica para auxiliar o concessionário a liberar o veículo o mais rápido possível, a fim de que o cliente o tenha sempre rodando e gerando receita.