A Cummins divulga que fechou o ano passado com vendas de US$ 994 milhões, resultado 34,5% acima do ano anterior, que foi de US$ 739 milhões. A empresa comenta que esse resultado decorre do aquecimento geral da economia no ano passado, com impactos favoráveis nas vendas de equipamentos e veículos. \”O ótimo desempenho foi resultado de uma conjuntura econômica favorável, aliada a algumas ações operacionais e estratégicas adotadas pela companhia ao longo do ano\”, constatou Luis Pasquotto, diretor sênior de mercado, durante entrevista coletiva hoje, em São Paulo.
Uma das ações adotadas foi o investimento na ampliação da produção, por meio do aumento das áreas de montagem, usinagem, testes, pintura e acabamento. Com isso, a área produtiva cresceu 25% no ano passado e o investimento total foi de US$ 26,4 milhões em todas as unidades da empresa. Além da ampliação física da fábrica, foram aplicados recursos também na modernização e aumento da capacidade do Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento e do laboratório de ensaio de motores, principalmente com vistas ao desenvolvimento de produtos para a futura geração Euro IV.
No plano estratégico, a Cummins também adotou medidas para garantir o nível de crescimento registrado pela empresa no ano passado. Uma delas foi tomada em meados do ano, ao se constatar que o ritmo e a intensidade do aquecimento da demanda seriam superiores às previsões iniciais. \”Promovemos no primeiro trimestre do ano um workshop com os principais fornecedores e parceiros para discutir uma estratégia diferenciada de produção, de maneira a assegurar o abastecimento de peças e componentes\”, informou Pasquotto.
– Desempenho nas vendas em 2008
Além do crescimento de vendas em 2007, a Cummins começa o ano em expansão e os dados de produção de janeiro de 2008 indicam uma evolução de 37% no total de motores produzidos, que foi de 6.470 unidades, contra um total de 4.726 no mesmo mês de 2007. A expectativa da empresa é repetir em 2008 uma taxa de crescimento na casa de dois dígitos.
Além de motores, os dados de janeiro indicam também expansão na exportação de componentes como cabeçotes e blocos de motores. Em janeiro de 2008 foram exportadas 5.620 unidades, contra 3.607 peças em janeiro de 2007, registrando um crescimento de 56%.
– Liderança no setor de caminhões
Com participação de mercado de 34% no total de caminhões produzidos no País em 2007, a Cummins alcançou a posição de líder no segmento no mercado interno. Grande parte dessa participação foi impulsionada pelo segmento dos semipesados, no qual a empresa atingiu uma participação de 55%, ou seja, de cada dois veículos vendidos, um tinha motor Cummins.
Também em relação às exportações, a marca ocupou a liderança, pois dos caminhões destinados ao mercado externo pelo Brasil no ano passado, 35% eram equipados com motor Cummins. Os principais mercados compradores de caminhões do Brasil foram Argentina, Chile e Venezuela.
– Outros setores
No segmento de máquinas para construção, a marca que já era líder com 51% de market share de mercado, atingiu em 2007 o patamar de 53% de participação. Em colheitadeiras, a empresa manteve o mesmo nível de participação de mercado de 2006, com 34%.
– Produção
No que diz respeito à produção, a Cummins teve expressiva taxa de expansão na maioria dos segmentos bem acima do desempenho apresentado pelo mercado. Por exemplo, no segmento de motores para veículos pesados (Capacidade Máxima de Tração acima de 45 ton), a fabricante cresceu 75% em relação a 2006, enquanto o mercado de forma geral teve uma expansão de 35%. A situação se repetiu também no segmento de semipesados (de 15 a 45 ton), com crescimento de 44%, enquanto o mercado teve ampliação de 41%. No de semileve, a empresa evoluiu 25% e o mercado 17%.