Modelo começa a ser vendido no mercado nacional em outubro

1705Em outubro deste ano, o mercado brasileiro passará a contar com mais uma opção na hora de comprar um caminhão. Trata-se do DAF XF 105, que chegará ao Brasil nas versões 6X2 e 6X4 com motor Paccar MX de 12,9 litros, com 410 ou 460 cavalos de potência. Em 2014, a empresa estima trazer ao mercado nacional uma versão do modelo de 510 cavalos.

O cliente poderá optar por câmbio manual de 16 marchas ou pela transmissão automatizada AS-Tronic da ZF com 12 ou 16 marchas. Além disso, o modelo conta com duas opções de cabine (Confort e Space)

De acordo com Michael Kuester, diretor comercial da DAF Caminhões, um dos segmentos de maior interesse da companhia é o de agronegócio. “O XF 105 é extremamente versátil para o transporte de cargas pesadas”, justifica.

DAF no Brasil

Com investimento de US$ 320 milhões no Brasil – o que inclui a construção de uma unidade produtiva em Ponta Grossa/PR e desenvolvimento de fornecedores e rede de concessionárias – a montadora prevê a instalação de 19 concessionários ainda neste ano. Além disso, até o fim do próximo ano a companhia prevê atingir 40 unidades de atendimento ao cliente.

A empresa oferecerá ainda o “DAF Assistance”, serviço especializado de suporte técnico 24 horas. A iniciativa é parte de um programa mundial de pós-venda da companhia. “Investimos fortemente para oferecer aos clientes produtos de alta qualidade, performance, conforto e tecnologia de ponta, com serviço de pós-venda diferenciado e uma rede de distribuição de peças eficiente”, afirma Marco Davila, presidente da DAF Caminhões.

No Brasil, a empresa produzirá inicialmente o modelo XF105, adequado para viagens de longa distância, e futuramente os modelos CF e LF, de menor porte. A capacidade produtiva instalada é de 10 mil unidades por ano, em um turno. Os motores dos caminhões fabricados no Brasil serão importados da Holanda.

Na próxima edição da Revista O Carreteiro você terá todos os detalhes do caminhão DAF.