A Dana Indústrias conquistou o Prêmio Febramec Meio Ambiente na categoria Empresa de Grande Porte, devido reduzir em mais de 60% o volume de lodo gerado em sua Estação de Tratamento de Efluentes, no Complexo Industrial Dana de Gravataí/RS. Em sua primeira edição, o prêmio foi criado para comemorar os 20 anos da Febramec (Feira Brasileira de Mecânica), a mais importante exposição do setor metalmecânico na região Sul. A cerimônia de entrega acontece amanhã (14/08), em Caxias do Sul/RS.
O objetivo do prêmio é reconhecer as indústrias do setor metalmecânico, ou diretamente relacionadas, que se destaquem pelo aprimoramento de seus processos produtivos com especial atenção ao meio ambiente, promovendo a utilização de recursos naturais de forma sustentável, o combate à poluição e ao desperdício, bem como o incentivo à formação de uma consciência ambiental.
A Dana foi reconhecida por dois importantes projetos de gestão ambiental implementados em seu complexo industrial de Gravataí. O primeiro reduziu em 62% o volume de lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes. Esse resultado foi obtido com a substituição de um agente coagulante à base de alumínio por um de origem vegetal, em conjunto com melhorias de processo. Outra ação foi a desativação de um aterro de resíduos industriais e a adoção de tratamentos alternativos para essas substâncias, tornando-as inertes e, desta forma, possíveis de serem reaproveitadas.
Na categoria Empresas de Grande Porte, além da Dana, a Randon, de Caxias do Sul (RS), conquistou o prêmio por seu projeto no segmento de água e efluentes. Na categoria de médias empresas, a vencedora foi a Rexam Beverage Can, de Brasília (DF), por seus projetos nas áreas de efluentes, resíduos sólidos, energia e emissões atmosféricas. A Rexam também recebeu o Troféu Destaque, destinado à empresa que apresentou os melhores resultados.