O Grupo Electrical da fabricante industrial Eaton Corporation recentemente escolheu o Rio de Janeiro como a sede da Divisão América Latina, posição anteriormente ocupada por Miami, nos Estados Unidos. Segundo Dorian Alexandrescu, gerente geral para a América Latina do grupo Power Components & Systems Operations (PCSO), essas mudanças refletem o crescente interesse da Eaton em relação ao Brasil.

Com sua unidade fabril localizada no Rio de Janeiro, o Grupo Electrical da Eaton possui 300 funcionários e fornece botões de comando e sinaleiros, sirenes e alarmes, contatores, interfaces homem-máquina, disjuntores industriais, painéis de baixa e média tensão, centro de controle de motores, serviços de engenharia de campo, além de no-breaks, fontes ininterruptas de energia (UPS) e softwares de gerenciamento de energia.

O grupo Truck da Eaton, com fábricas em Valinhos/SP, Mogi Mirim/SP e Caxias do Sul/RS, fornece transmissões e embreagens para veículos pesados, médios e leves e componentes para os mercados automotivos e agrícolas. O grupo Fluid Power, com unidades em Guarulhos e Guaratinguetá, ambas no Estado de São Paulo, produz componentes e sistemas hidráulicos e filtros industriais, entre outros produtos. O grupo Automotive, com fábrica em São José dos Campos/SP, produz válvulas de admissão e escape para motores de combustão interna desenvolvidos para veículos comerciais e caminhões.