A Delphi explica que para a perfeita conservação do ar-condicionado, esse equipamento também deve ser usado nas outras estações do ano, inclusive no inverno. Ao contrário do que se costuma dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora raramente pequenos vazamentos possam ocorrer, muitas vezes causados por deficiência na lubrificação interna nos tubos, mangueiras e demais componentes do circuito. O óleo que circula diluído ao gás tem uma função de lubrificar o compressor e vedar.

\”Para manter um bom funcionamento, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de falta de lubrificação no compressor, o coração de todo o sistema\”, afirma Luiz Corrallo, vice-Presidente das divisões Powertrain, Chassis e Thermal para América do Sul, está última responsável pelo negocio de sistemas de climatização para veículos.

Reparos ou recarga no equipamento de ar-condicionado não são comuns, mas caso haja necessidade, é importante assegurar que os anéis de vedação de conexões desmontadas sejam substituídos por novos e iguais aos originais, e que o aperto das uniões estejam adequados depois de qualquer tipo de manutenção feita no sistema.

A empresa orienta que cerca de  70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido serviços não qualificados. Por esse motivo, é indicada a instalação de equipamentos adequados e sempre procurar um local de confiança para realização do serviço.

– Mais dicas de manutenção

Outros cuidados que devem ser seguidos durante a estação mais fria do ano são a verificação do filtro de ar para saber se peça está saturada. Uma dica é verificar se há muita redução na vazão de ar quando alterada a função de recirculação para ar externo, pois na maioria dos veículos o filtro é colocado somente na captação externa.

O ar Condicionado é muito útil no desembaçamento dos vidros em dias de chuva. Nesta condição, deve-se acioná-lo e misturar o ar quente com ar frio até o encontro da temperatura de conforto. O sistema de resfriamento será responsável pela redução da umidade do ar e deixará os vidros secos.

Secar o sistema internamente impede proliferação de fungos ocasionada pelo ambiente úmido. Uma dica para evitar o mau cheiro é desligar o ar-condicionado cerca de 3 minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo ligada a ventilação com ar natural, de preferência na velocidade máxima. Esse processo também ajudará na adaptação da temperatura do corpo, evitando o choque térmico ao sair do carro.

A utilização correta deste recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo com muita fumaça e poluição entre no carro. Porém, a recirculação deve ficar ativa por cerca de 20 minutos, pois leva a redução da umidade interna e do oxigênio do ar da cabine, consumido pela respiração, podendo ocasionar sonolência, ressecamento e irritação dos olhos. Portanto, deve-se usar a captação externa sempre que possível para contínua renovação do ar.

Se o carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente, para evitar a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.