A Delphi apresentará no Simea 2008, simpósio promovido pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), uma nova tecnologia conceito para ar-condicionado, que visa diminuir os impactos dos veículos ao meio ambiente. A Tecnologia CO2 vem atender ao prazo estabelecido pela Comissão Européia (EC), a qual determina a partir de 2011 que os veículos de plataforma nova não poderão mais usar o gás refrigerante R-134a, hoje utilizado nos sistemas de ar-condicionado em todo o mundo. A medida se aplicará a todos os veículos a partir de 2017.

O novo gás refrigerante escolhido para substituir o R-134a, considerado pelo Protocolo de Kyoto como um dos causadores do aquecimento global, deve estar de acordo com a EC, ou seja, deve ser não-inflamável, não-tóxico e ecologicamente aceitável. Além de não poder afetar a camada de ozônio, deve ainda ter um potencial de aquecimento global (GWP) abaixo de 150.

Para estar de acordo com todas as exigências da Comissão Européia, a Delphi desenvolveu o Sistema CO2, ou R-744, que apresenta GWP de 1. Por ser um gás natural, se dispersa facilmente na atmosfera, reduzindo consideravelmente os efeitos ao meio ambiente.

O tema do novo produto acompanha o principal assunto a ser discutido no evento, \”O Aquecimento Global e a Mobilidade no Século XXI: Tecnologias para a obtenção do desenvolvimento sustentável\”. A 16ª edição do Simpósio Simea é promovida pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo/SP.