A FPT – Fiat Powertrain Technologies assinou ontem (12/03) um acordo com a Chrysler L.L.C para adquirir a fábrica de motores da Tritec Motors, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, por meio do investimento de R$ 250 milhões, incluindo o custo de desenvolvimento. A compra compreende o terreno, a unidade industrial, as linhas de produção e a licença para produção da atual linha de produtos.

A empresa anunciou também que irá produzir nessa unidade industrial uma nova gama de motores midsize, nas versões gasolina e flex. O desenvolvimento destes novos produtos será realizado de forma integrada pelos Centros de Engenharia de Betim e da Itália e técnicos da fábrica de Campo Largo. A aquisição desta planta deve gerar cerca de 500 novos empregos diretos e 1.500 novos empregos indiretos. Alfredo Altavilla, CEO da FPT, afirmou que a compra da unidade industrial de Campo Largo permitirá à empresa a ampliação da atual gama de produtos, com motores modernos e competitivos e ampliar ainda mais as vendas para novos clientes.

A FPT – Fiat Powertrain Technologies foi constituída em março de 2005 e é a sociedade do Grupo Fiat que reúne todas as atividades de desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão das empresas Fiat Group Automobiles (Fiat Powertrain), Iveco (Iveco Motors),
Centro Ricerche Fiat e Elasis. A FTP produz anualmente 3,1 milhões de motores (com potência de 20 a 1020 cavalos e cilindradas de 1.000 a 20.100 cc) e 2,5 milhões de transmissões, possui 20 mil empregados, 15 fábricas e 10 centros de pesquisa e desenvolvimento em sete países.

No Brasil, a fábrica de Betim, em Belo Horizonte/MG, é a maior unidade da empresa na América Latina e conta com uma produção anual superior a 1,2 milhões de unidades por ano entre motores e transmissões. A fábrica de Sete Lagoas, apesar de fisicamente menor, representa um modelo de flexibilidade produtiva, com uma gama de quatro famílias de motores diesel (Família C, N, F1C e 8140), com as mais diferentes características de potência e torque e destinadas aos mais diversos tipos de aplicações.

A Tritec Motors, por sua vez, foi constituída a partir de uma joint venture firmada em 1997 entre a BMW e a Chrysler, para fabricar no Brasil motores 1.4 e 1.6 litro, destinados ao mercado externo para aplicação nos veículos Mini Cooper, da BMW, comercializado mundialmente, e PT Cruiser, da Chrysler, comercializado na África do Sul, Europa e outros mercados externos. Em julho de 2007, com o fim da joint-venture a empresa produziu seu último motor.