O coordenador da Comissão Permanente da Tecnologia da Informação (CPTI) da NTC&Logística, Ricardo Fernandes, anunciou ontem (12/03), em São Paulo, que o projeto piloto de emissão de conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) começa em abril de 2008. O projeto resulta do trabalho da NTC&Logística e da Comissão realizado desde 2006 em conjunto com representantes das Secretarias da Fazenda de vários Estados e participam desta primeira fase todos os modais de transportes.

O processo eletrônico objetiva substituir os documentos fiscais em papel utilizado na prestação de serviços do transporte de cargas por documento eletrônico com valor jurídico. O modelo que começa a ser testado já foi aprovado pelo Encate (Encontro Nacional de Administradores Tributários), responsável pela gestão, desenvolvimento e implantação do conhecimento de transporte de cargas eletrônico.

Fernandes destacou que esse processo de inclusão digital no transporte é um caminho que não tem volta e a data da entrada em vigor não está marcada, mas as empresas devem se preparar para adotar o novo sistema. Participam desta fase piloto do conhecimento de transporte eletrônico as empresas Expresso Mercúrio; Transportadora Americana; Binotto Transportes e a Coopercarga, no modal rodoviário; a MRS e a ALL Logística, no modal ferroviário; a Aliança Navegação e Logística, no modal aquaviário; Tam Express, VarigLog e a Gol, no modal aeroviário, e a Transpetro, no modal dutoviário.