São Paulo possui cerca de 17 milhões de habitantes que circulam diariamente por 1.512 quilômetros quadrados através de diferentes meios de transporte, da calçada aos ônibus e trens de metrô. De casa para o trabalho e vice-versa, gastam horas nos trajetos. Com foco nas pessoas, o filme explora situações do dia-a-dia no trânsito e no transporte coletivo, envolvendo personagens anônimos que diariamente saem de suas residências situadas na zona Oeste, Leste ou Sul da Região Metropolitana e se dirigem para trabalhar no centro expandido da capital paulista.

\”Para esses personagens, assim como para todos os moradores das grandes metrópoles, o trânsito é um aspecto significativo da vida, não só pelo tempo gasto, mas porque acaba definindo a relação com a cidade, o acesso a serviços e oportunidades, e influindo na rede de relações das pessoas\”, comenta Henri Arraes Gervaiseau, diretor do documentário, e também coordenador do Núcleo de Audiovisual do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde também atua como pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Imagem e Vida Urbana. Gervaiseau é produtor, diretor, roteirista e editor.

O documentário acompanha a trajetória de uma gama diferenciada de moradores da metrópole, de suas casas até os seus locais de trabalho, mostrando de que forma circulam pela cidade, o que fazem durante o passar do tempo em que vivem estas experiências de deslocamento e a rede de relações que o trânsito provoca. Cada um a seu modo, os personagens revelam, como articulam essas experiências diárias com outras esferas das suas vidas.

Em Trânsito ganhou três prêmios na Jornada Internacional de Cinema da Bahia (Melhor Filme, Melhor Documentário e Prêmio OCIC), além de ter sido selecionado para o Festival de Gramado, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival É Tudo Verdade, XXIV Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e Festival Internacional de Documentales Del Sur, na Espanha.

Estréia: 18 de maio no cinema Cine Bombril, às 18h.

Endereço: Av. Paulista, 2073 / Conjunto Nacional