Para contribuir com a segurança e evitar multas aos proprietários de veículos, a Saint-Gobain Sekurit deu início a um programa de inspeção gratuita em pára-brisas de veículos e esclarecer os objetivos da Resolução 216, do CONTRAN, em vigor desde 27 de dezembro do ano passado, que estabelece limites para danos em pára-brisas de veículos.
As inspeções serão realizadas em revendedores, postos autorizados da empresa e nas lojas das redes Carglass e Autoglass e inclui a distribuição de folhetos informativos, além de esclarecimentos sobre os detalhes da resolução que prevê a substituição de pára-brisa com danos na área crítica de visão do motorista.
Os técnicos das empresas vão explicar que área crítica de visão é o campo de varredura da palheta esquerda do limpador (lado do motorista) e salientar que outro ponto importante é a faixa periférica de 2,5 cm de largura das bordas do pára-brisa. A preocupação com essa área é enfatizada pelo fato de ser o campo de colagem do pára-brisa que faz parte da estrutura da carroceria do veículo.
Os demais pontos do pára-brisa dos automóveis podem apresentar até dois defeitos, como trincas que não ultrapassem o comprimento de 10 cm ou perfurações de configuração circular com até 4 cm de diâmetro. Se os danos forem maiores que esses limites, o motorista está sujeito a multa de R$ 127,69, o registro de cinco pontos na CNH e a possível retenção do veículo.
Renato Holzheim, diretor do grupo Saint-Gobain, informa que a campanha tem também a finalidade de conscientizar os motoristas de que trincas ou perfurações comprometem o padrão de resistência física do pára-brisa. Dessa forma, pode deixar de cumprir uma de suas missões, que é evitar que os ocupantes sejam arremessados para fora do veículo em impactos frontais e de servir de retenção das pessoas no interior do veículo em casos de capotamento.