Novos produtos vão atender caminhões semipesados e extrapesados

1707A Eaton apresentou suas novas transmissões automatizadas desenvolvidas para atender o transporte rodoviário de cargas no Brasil e que serão introduzidas a partir do próximo ano. O evento, denominado Eaton Experience, que ocorre entre os dias 09 e 13 de setembro, é uma ação voltada à clientes do setor, os quais, além de conhecerem os produtos os produtos em detalhes podem testá-los em três caminhões em um circuito que reúne as condições de operação dos veículos.

Um dos produtos é a transmissão UltraShift PLUS MHD, uma unidade com 9 velocidades à frente mais uma crawler (até duas à ré), capacidade de torque de 1.100 Nm e relação total de marchas de 17:1. Esta caixa esta dimensionada para equipar caminhões semipesados com até 30 toneladas de PBT ou pesados com até 38 toneladas de PBTC. De acordo com Ricardo Dantas, diretor de vendas e marketing do Grupo Veículos para a América do Sul, esta caixa será introduzida no mercado em março de 2015 e pode ser aplicada a veículos de múltiplas funções comerciais ou de distribuição.  “É a solução adequada para as condições brasileiras, com sincronização e acionamento de embreagem eletro-oculografia/eletrônico e software de automação correspondente à relação peso/potência, densidade de engate e topografia das ruas e estradas do País”, acrescentou o executivo.

Outra transmissão automatizada colocada em destaque pela Eaton é a UltraShift PLUS VXP (com retarder), uma caixa indicada para aplicações fora de estrada. Com 16 ou 18 velocidades à frente e quatro à ré, capacidade de torque de 3.000 Nm e relação total de marchas de 25:1, trata-se de uma unidade com conceito de duplo contra-eixo e sem conjuntos sincronizadores, característica que, de acordo com técnicos da Eaton, garante resistência e durabilidade ao produto. Esta caixa, explica Dantas, possui software de automação específico para aplicação vocacional de acordo com as condições do mercado brasileiro, podendo ser aplicada em veículos que operam em mineração, madeireiros e cana-de-açúcar com até 120 toneladas de PBTC. Esta caixa apresenta performance de frenagem maximizada devido o retardador hidráulico com sistema de óleo independente.

Para operações rodoviárias, a empresa apresentou a transmissão Ultrashift PLUS MXP, disponível em 16 e 18 velocidades à frente, quatro à ré e capacidade de torque de 3.000 Nm e relação total de marchas 20:1. Esta caixa foi desenvolvida para aplicação em caminhões extrapesados com capacidade para até 74 toneladas de PBTC. Técnicos da empresa explicam que todas as caixas de transmissão apresentadas no Eaton Experience 2013 tem como características a economia de combustível, facilidade de operação e proteção motor contra o excesso de rotação e do uso abusivo da embreagem.

Outras funções das transmissões da família Ultrashift PLUS é auto seleção da melhor marcha para o veículo entrar em movimento. O sistema eletrônico seleciona a marcha baseado no peso do veículo e inclinação, torque do motor e posição do acelerador. Outra característica dos produtos é uma função que maximiza a utilização do freio motor em grandes descidas, proporcionando segurança e melhor dirigibilidade. “O setor de transporte rodoviário está se modernizando rapidamente, e convive com a necessidade de dar mais conforto ao motorista, segurança nas estradas e redução do consumo de combustíveis. O que estamos fazendo é acompanhar as tendências mundiais”, concluiu o presidente da empresa, Antônio Galvão.