886Um trator MF 275, de 75 cv de potência, movido a etanol e diesel é uma das novidades tecnológicas em exposição na Casa Massey Ferguson na Expointer 2008. Em fase de desenvolvimento, o motor a etanol + diesel é resultado de uma parceria entre Massey Ferguson, MWM International e a Delphi, que se uniram para promover o desenvolvimento da nova tecnologia.

Em 1 de setembro, executivos das três empresas apresentaram o projeto durante a Expointer. Participaram da apresentação Fábio Piltcher, diretor de marketing da Massey Ferguson, Luiz Ghiggi, vice-presidente de engenharia da AGCO (fabricante da Massey Ferguson), Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi e Guilherme Ebeling, gerente de desenvolvimento da MWM International.

Segundo as empresas, os resultados iniciais indicam até 60% de substituição do diesel pelo etanol com mesmo desempenho do motor e economia de até 25% no combustível. O motor bicombustível etanol + diesel ainda não está em produção comercial. O projeto visa atender a segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. A utilização dessa tecnologia traz como vantagens custo operacional mais baixo e emissões mais limpas, já que o etanol não deixa resíduos.

A pesquisa partiu de um motor a diesel, utilizando uma combinação de etanol e diesel como combustível, mantidos em dois tanques distintos. As proporções são variáveis conforme a exigência sobre o propulsor. Nos momentos de maior exigência de força, a proporção de etanol aumenta e a de diesel diminui, o que possibilita no trabalho mais forte atender o consumo com uma quantidade maior do combustível mais barato, o etanol.