O vice-presidente da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), Emiliano Stanislau Affonso Neto, comentou que pedágio urbano e rodízio de veículos são medidas paliativas para solucionar o problema do congestionamento nas grandes metrópoles, porém podem dar mais tempo às cidades para estruturarem soluções definitivas. O comentário foi feito no término do debate \”São Paulo combatendo o congestionamento – pedágio urbano e outras medidas\”, promovido pela Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL-UITP), em 14 de fevereiro, em São Paulo.
Segundo Affonso Neto, a solução para os congestionamentos nas grandes cidades deve levar em conta a implantação de uma boa infra-estrutura de transporte público e políticas adequadas de uso e ocupação de solo. Ele recomenda que se faça o planejamento dos deslocamentos das pessoas considerando toda a viagem, entre a residência até o destino final, com base em bons sistemas de transporte público, aos quais automóveis e motos também possam facilmente se integrar.
O executivo comentou que esse excesso de trânsito poderá apressar a busca de alternativas para resolver o problema e relatou que nos últimos cinco anos a frota paulistana de automóveis, estimada atualmente em 6 milhões, aumentou 40%, ou seja, um milhão e seiscentos mil carros a mais em São Paulo. Esse quadro tende a deixar mais evidente a urgência de medidas efetivas, como a adequada expansão da infra-estrutura de transporte público, estímulo à utilização de meios coletivos de deslocamento, e a racionalização do uso dos automóveis.
O encontro buscou estabelecer uma reflexão sobre as ferramentas e possibilidades de gerir as demandas de mobilidade, para garantir qualidade de vida e melhorar o transporte público. O ponto de partida dos debates estava na constatação de que os congestionamentos afetam a mobilidade e o bem-estar social, econômico e ambiental, e fazem com que as cidades sejam cada vez menos agradáveis e mais caras para viver. Assuntos como esses estarão entre os temas da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre 2 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.