A Mercedes-Benz Cars & Vans acaba de disponibilizar para o mercado a eSprinter, primeira van elétrico da fabricante, que chega com autonomia de até 478 km, a maior da sua categoria, quando comparado com seus principais concorrentes. Inicialmente, a nova Sprinter estará disponível nas versões Truck (329 km de autonomia), Furgão e Furgão Vidrado, popularmente conhecida como van de passageiros (ambos com 478 km de autonomia). O PBT de 3,5 e 4,25 toneladas e preço sugerido a partir de R$ 482.900,00 , na versão Furgão.
A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh),para dar ao cliente a possibilidade de escolha conforme a necessidade de sua operação levando em conta a autonomia e a capacidade de carga. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter terá o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.
“O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no país. Este é um passo fundamental para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas e colaboramos para um futuro com menos emissões”, afirma Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Eixo elétrico traseiro é destaque na eSprinter
Aline Rapassi, gerente de produtos, destacou alguns pontos do novo produto dividindo em três módulos. No módulo frontal, dedicado a carregamento e conversor de energia, Rapassi explicou que o veículo está equipado com o soquete tipo dois – padrão brasileiro- e esta preparado para receber tanto a energia de corrente alternada quanto contínua. “A nossa bateria de alta voltagem funciona com corrente contínua, porém temos um conversor logo na primeira parte do veículo para transformar a energia da maneira que ela deve funcionar”, explicou.
No módulo central do veículo, Rapassi destaca as baterias que utilizam a tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP), que elimina o uso de cobalto ou níquel. “Decidimos pelo LFP pela sustentabilidade na extração e a durabilidade maior quando comparada a outras tecnologias”.
Rapassi finaliza com o módulo traseiro onde está localizado o motor elétrico, que, segundo ela, tem uma potência maior em relação as versões a combustão oferecidas ao mercado. “São 200 cv de potência e 400 Nm de torque. A grande diferença do veículo elétrico em relação ao torque é o torque instantâneo, que facilita a saída do veículo quando ele está carregado”, afirmou.
A grande novidade da Sprinter 2.0 é a tração traseira pois segundo Rapassi, o mercado brasileiro tem topografias distintas. Para o cliente, a combinação do motor e do eixo traseiro elétrico traz vantagens em relação às conversões e soluções de carrocerias, comprimentos de veículo (5.392mm e 6.697mm), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade de reboque de até 1,5 toneladas.
Os três modos de condução disponibilizado também está sendo tratado como uma exclusividade da eSprinter, conforme detalha Rapassi. São eles o Confort, Maximum Range e Economic.
Em relação ao pacote de serviços incluso no preço do veículo está o Service Care Integrado, que cobre os custos de manutenção de acordo com o manual de serviços e as especificações do fabricante para os primeiros quatro serviços dentro dos primeiros quatro anos ou até um máximo de 160 mil km considerando que cada intervalo tem 40 mil km. A bateria tem garantia de oito anos, a partir da entrega ou do registro inicial, ou até 160 mil km e os veículos saem de fábrica com dois anos de garantia.