Para reduzir as vibrações na carroceria e melhorar o contato dos pneus na via, uma tese de doutorado pela Poli/USP de Cláudio Crivellaro, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos da Dana, elabora um sistema de suspensão semi-ativo para pickups, baseados em fluídos magneto-reológicos. Os primeiros testes práticos deverão acontecer ainda no  mês de junho.

Os sistemas de controle semi-ativos adotados no projeto de doutorado de Crivellaro já são empregados no controle de vibrações de máquinas de lavar, pontes, em aparelhos de fisioterapia, próteses de joelho humano e embreagens . Nos Estados Unidos, a General Motors aplica o sistema na suspensão dos veículos Cadillac e Corvette.

Crivellaro explica que a maioria das montadoras de veículos adotam o sistema de suspensão passiva, que não utiliza fontes de energia e é relativamente barato. Já os sistemas ativos requerem energia e têm custos mais elevados. O pesquisador aponta o sistema de suspensão semi-ativo como sendo uma alternativa para preencher a lacuna entre os sistemas puramente passivos e os totalmente ativos. \”Se o sistema semi-ativo falhar não trará um risco preocupante, mas a falha de um sistema ativo torna-se perigosa, pois uma das rodas do veículo perde o contato com o solo provocando solavancos desconfortáveis e perigosos\”, esclarece.