Montadora terá fábrica dedicada à produção deste tipo de veículo

A Iveco entregou nesta quinta-feira (06/12), ao Exército Brasileiro, a primeira unidade do veículo blindado Guarani experimental. “O Guarani faz parte do projeto de relançamento da indústria brasileira de defesa e a produção de uma tecnologia de última geração como este veículo em nosso País é motivo de grande orgulho”, comentou o General Sinclair Mayer, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

A viatura, que compõe o lote destinado a exercícios militares, é resultado do contrato de R$ 246 milhões assinado pela Iveco e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para a fabricação de 86 unidades do Guarani até 2014. A produção dos blindados ocorre em fábrica dedicada, dentro do Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas/MG, com inauguração prevista para 2013 e investimentos de R$ 55 milhões.

O veículo é um desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco. Plataforma base da família de blindados médios de rodas da Força Terrestre, a VBTP-MR é um veículo blindado para transporte de pessoal de 18 toneladas, equipada com motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automática, possui capacidade anfíbia, e é capaz de transportar 11 militares. As dimensões básicas do veículo são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo poderá ser equipado com diferentes sistemas de armas e transportado pela aeronave KC-390 da Embraer.