A fábrica da Robert Bosch na Cidade Industrial de Curitiba, no Paraná, onde está instalada a Unidade Sistemas Diesel da empresa, completa 30 anos em 2008. Na fábrica, de mais de 82 mil m² de área construída, são produzidos sistemas de injeção para motores diesel que estão presentes em mais de 95% dos veículos comerciais que circulam no País e que também são exportados para mercados exigentes como Europa, Estados Unidos e Ásia.

A Unidade da Bosch em Curitiba resulta de contínuos investimentos, totalizando mais de meio bilhão de reais somente na última década, voltados para modernização de produtos, aumento da capacidade produtiva e manutenção do alto nível de qualidade. Dentre os produtos destacam-se os modernos sistemas de injeção de alta pressão como, por exemplo, o Common-Rail, componentes essenciais para que os motores diesel possam atender as leis brasileiras de emissões de gases.

Nas áreas de pesquisa e desenvolvimento a unidade Curitiba marca a sua presença global como Centro de Competência no desenvolvimento de produtos e de processos de manufatura. No contexto brasileiro, os engenheiros da Bosch estão inseridos no desenvolvimento de alternativas aos combustíveis fósseis, contribuindo em projetos para viabilizar a adição de 5% de biodiesel ao Diesel, e na busca de soluções inovadoras como, por exemplo, o DGFlex, sistema bi-combustível para Diesel e Gás-Natural