Desde 24 de janeiro até 4 de fevereiro, a Scania Brasil premia os 30 finalistas da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, realizada em 2010 com a participação de mais de 28 mil competidores. Os concorrentes irão receber um treinamento de 40 horas com foco no aproveitamento total dos recursos do caminhão e na direção segura e econômica.
O curso conta com módulos teóricos e práticos e os condutores aprendem os fatores e técnicas que influenciam o consumo de combustível do caminhão, como aproveitamento da inércia, torque e potência, melhor aproveitamento da embreagem e antecipação de frenagem. Além de aprimorar o conhecimento das tecnologias do veículo, como a caixa de mudanças, bloqueio do diferencial e o sistema de freios, os motoristas também recebem instruções de como realizar uma inspeção diária minuciosa e efetuar pequenas manutenções no veículo. Após conhecer detalhadamente todas as técnicas, o motorista coloca em prática o aprendizado. Para isso, realiza voltas com um caminhão carregado com carga em um circuito preparado pela Scania, comparando seu desempenho pessoal antes e depois do treinamento.
João Miguel Capussi, gerente executivo de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil e coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, explica que as aulas são muito visadas pelos carreteiros. “Muitos participam tendo como objetivo apenas a oportunidade de ser finalista e receber o curso” garante. De acordo com estudos realizados pela própria montadora, os motoristas passam a reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 10% e há diminuição significativa do uso dos freios e da embreagem, entre outras vantagens. O motorista é estimulado a utilizar de maneira eficaz todas as tecnologias disponíveis nos caminhões Scania, como o freio auxiliar Retarder e o câmbio automatizado Opticruise.
O curso oferecido pela empresa também é comercializado nos Centros de Treinamento Regionais da marca. Os interessados podem contatar qualquer uma das mais de 100 Casas Scania distribuídas pelo País e obter informações sobre preço e datas.
São Paulo Fashion Week
A montadora marcou presença na São Paulo Fashion Week Inverno 2011 como a fabricante dos motores DC 12 de 500KVA, que movem 22 geradores instalados pelo evento. Os equipamentos garantem juntos o fornecimento de 11.000 KVA, suficientes para iluminar uma cidade de aproximadamente 440 casas e 1.800 habitantes. O tamanho da operação exigiu a utilização de 27 quilômetros de cabos para o funcionamento de todo o aparelho.