1221A Ford Caminhões traz ao mercado sul-americano a linha Novo Cargo 2012. A nova família está disponível em 11 configurações, cinco delas com a opção de cabine-leito, que aliás é o grande destaque da montadora. A linha cargo 2012 vem nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, todas equipados com os motores Cummins de 4 e 6 cilindros e com transmissões Eaton da família FS, de seis marchas, com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas. O modelo oferece segurança ativa e passiva completa. Os freios trazem uma nova válvula APU, a suspensão traseira é de alta resistência, os comandos dos piscas, farol alto, buzina, lavador e limpador do para-brisas estão reunidos numa única alavanca multifuncional. O cavalo-mecânico e os modelos 4×2 e 6X2 vêm com um retrovisor superior adicional que reduz os pontos cegos e facilita as manobras.

1222O caminhão tem sistema de travamento automático das portas quando atinge a velocidade de 8 km/h. Concorrendo na faixa de 13 a 31 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o caminhão é capaz de tracionar até 63 toneladas de carga. O projeto foi concebido com investimentos de R$ 670 milhões e desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari, Bahia, e de São Bernardo do Campo e Tatuí, em São Paulo. No design, reúne linhas modernas e bonitas, empregando definitivamente a linguagem Kinetic Design da Ford. Na área frontal, destaca-se um conjunto de grades superior e inferior, dois amplos defletores, ampla área envidraçada, retrovisores bipartidos e com comando elétrico opcional. A lateral também é limpa e fluída, com ausência de frisos e recortes desnecessários. Os degraus têm piso antiderrapante, com grade vazada em formato colméia que evita o acúmulo de sujeira. A cabine também ganhou válvulas de ar na traseira, para renovação do ambiente mesmo com os vidros fechados.

1223Para ampliar o conforto, o Ford Cargo 2012 tem suspensão na cabine, novas transmissões com sistema de acionamento por cabo, válvula de freio de seis vias, coluna de direção com ajuste pneumático, entre outros. Duas alças de acesso junto ao banco e ao batente da porta facilitam a entrada e saída do veículo. O nível interno de silêncio é um dos pontos marcantes. Na versão leito, a cama é uma das maiores do mercado, com 601 mm de largura e 1,90 de comprimento. O painel fabricado em polipropileno fornece instrumentos completos como velocímetro separado do tacógrafo e aviso sonoro. A iluminação é do tipo Ice Blue. Também há central de informações digitais. O sistema de ar-condicionado, opcional com filtro de pólen e recirculação de ar, evita a entrada de poeira na cabine. O Novo Cargo também vem equipado com vidros elétricos de série e opção de travas e espelhos elétricos. Traz ainda luzes de leitura individuais, acendedor de cigarro, tomadas de 12V e 24V, ponto de ar comprimido para limpeza da cabine, preparação para instalação de som e diversos porta-objetos que proporcionam maior comodidade aos ocupantes da cabine. Com chegada às concessionárias prevista para 15 de maio, o caminhão terá cinco opções de cores diferentes. Segundo Oswaldo Jardim, Diretor de Operações da Ford Caminhões América do Sul, o Novo Cargo 2012 terá o mesmo preço do seu principal concorrente, o Volkswagen Constellation, sempre levando em consideração a respectiva configuração.

Confira os motores e as respectivas versões

3.9 ISB 170, de quatro cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 170 cv e torque de 600 Nm (Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1717);

5.9 ISB 220, de seis cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 220 cv e torque de 820 Nm (Cargo 1722, Cargo 2422, Cargo 2622);

5.9 ISB 275, de seis cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 275 cv e torque de 950 Nm (Cargo 2428, Cargo 2628);

8.3 ISC 315, de seis cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 320 cv e torque de 1.288 Nm (Cargo 3132, Cargo 1932R e Cargo 1932).