A Ford divulga que iniciou as vendas do F-4000 com chassi alongado, nova versão do caminhão leve criada para atender os transportadores que necessitam de uma plataforma de carga maior em aplicações como transporte de hortifrutigranjeiros, guincho, transporte de mobília e material de construção, entre outras. O caminhão possui comprimento adicional de 614 mm em relação ao modelo convencional e por isso aumenta a capacidade volumétrica da carroceria e otimiza o rendimento no transporte de cargas volumosas, mantendo o peso bruto total de 6.800 kg.
O modelo vem equipado com motor Cummins Euromec 3, mecânico e emissionado dentro do padrão Euro III, e desenvolve potência de 120 cv a 2.800 rpm e torque de 46,4 kgfm a 1.500 rpm. Tem comprimento total de 6.932 mm, distância entreeixos de 4.800 mm (619 mm maior) e capacidade de carga útil mais carroceria de 3.860 kg. Segundo a montadora, em comparação com os concorrentes do segmento, o novo F-4000 mostra-se superior na potência final e torque, na capacidade e plataforma de carga ou no conforto interno, dependendo do modelo confrontado.
A empresa explica que a transmissão ZF S5-420 do F-4000 é de cinco velocidades com overdrive e possui duplo cone de sincronização. Além de robustez, proporciona engates suaves e precisos para facilitar a condução do veículo na cidade e em estradas. A embreagem Luk SAC (Self-Adjusting Clutch) mantém o esforço do pedal constante durante toda a vida útil do conjunto e aumenta a sua durabilidade em cerca de 20% em comparação com os demais sistemas, contribuindo para a economia na manutenção. O sistema de freios, composto de discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com válvula sensível à carga, garante estabilidade e segurança nas frenagens. Entre os opcionais do veículo constam, entre outros itens, sistema de som com MP3 e alto-falantes, volante com ajuste de altura e ar-condicionado.