A Volkswagen acaba de completar 55 anos no Brasil, país onde a montadora instalou sua primeira fábrica fora da Alemanha. Do Fusca ao Fox, durante mais de meio século, a empresa acumulou o recorde de mais de 17 milhões de veículos montados, entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. E além de possuir a maior linha de produtos do mercado, composta de 17 modelos nacionais e importados, em 2008 irá apresentar uma nova família de automóveis brasileiros.

A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo. De lá saíram os primeiros Fuscas, chamados na época de Volkswagen Sedan e eram montados com peças importadas da Alemanha e por apenas 12 empregados. Em junho de 1956, o governo brasileiro proporcionou condições favoráveis para a instalação da indústria automobilística no País, fixando as bases estruturais para o desenvolvimento do setor e imediatamente a Volkswagen decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo/SP.

No mercado doméstico, a empresa vendeu quase 15 milhões de veículos e exportou 2,3 milhões de unidades para mais de 50 países em todo o mundo. Com o aquecimento da demanda por vendas no mercado nacional em 2007, a Volkswagen já anunciou novas contratações e ampliação da capacidade produtiva, aumentando os turnos de trabalho em suas fábrica. Além disso, anunciou investimento de R$ 123 milhões para ampliar a fábrica de motores em São Carlos/SP. Até setembro deste ano, a capacidade produtiva passará de 1.800 para 2.700 motores por dia.

A empresa possui 21 mil empregados e é a única fabricante de veículos que possui cinco fábricas no Brasil, sendo uma exclusiva para a produção de motores. Também está inserida em todos os segmentos do mercado, incluindo a operação de caminhões e ônibus. Segundo a publicação \”Melhores e Maiores\”, elaborado pela revista Exame, é a 5ª maior empresa do País e a 6ª que mais paga impostos.

– Caminhões e ônibus
551Em 1980, com o parque automobilístico brasileiro consolidado, a Volkswagen decidiu entrar no mercado de caminhões. Em 1981, lançou a primeira linha de caminhões médios e leves, que abriu a porta do segmento de transporte pesado e permitiu um desenvolvimento da marca também nesse setor. Quinze anos depois (1996), a Volkswagen inaugurou uma nova fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, onde foi implantado o inovador sistema de produção chamado Consórcio Modular. Os sete parceiros ficam lado a lado com a empresa na linha de montagem da fábrica. Atual líder deste mercado, a Volkswagen já produziu e vendeu mais de 430.000 caminhões e ônibus para o mercado doméstico e exportação nestes quase 30 anos de operação.