Em 2012, a Fras-le comprou a Controil, que fabrica de componentes para sistema de freio hidráulico. Depois em 2018 adquiriu a Fremax, fabricante de discos de freio. Também no ano passado o controle da Jurid do Brasil, empresa dedicada à produção de pastilhas de freio.
Agora, no final de 2019, a empresa gaúcha está expandido ainda mais sua atuação no mercado de reposição com a compra integral da Nakata Automotiva. O negócio, no valor de R$ 457 milhões, envolve as unidades de São Paulo e Minas Gerais.
A Nakata fabrica e comercializa componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas. São componentes para suspensão, direção, transmissão, freio e motor.
Os principais produtos da empresa incluem, entre outros, incluem amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, juntas homocinéticas, juntas universais, bombas, componentes de eixos, de tração leve e sistemas de direção.
Sergio L. de Carvalho, CEO (diretor executivo) da Fras-le e COO (Chefe Executivo de Operações) da Divisão Autopeças das Empresas Randon, disse que a aquisição reflete a sinergia com os planos estratégicos de crescimento da empresa.
“Com a Nakata, a Fras-le adiciona itens de suspensão, direção e powertrain aos produtos do sistema de frenagem que já integram o atual portfólio. A aquisição pode aumentar significativamente sua penetração no mercado de reposição nacional”, disse o executivo.
Por outro lado, o CEO da Nakata Automotiva, Jorge C. Schertel, CEO da Nakata mencionou que “o time da Nakata Automotiva se sente muito honrado pela união com uma das mais importantes empresas do setor de autopeças.
“São duas empresas líderes e complementares que produzirão relevantes resultados para seus funcionários, acionistas, clientes e fornecedores. Com valores e princípios éticos similares e a combinação entre as melhores práticas e soluções, toda a cadeia de clientes será beneficiada”, destacou.