A Tatra Motors, fabricante de caminhões da República Checa está se preparando para instalar fábrica no Brasil, preferencialmente em Ponta Grossa/PR, onde desde 2013 está localizada a DAF. Em 2012, a montadora do Leste Europeu já tinha intenção de vir para o mercado brasileiro, mas os planos foram adiados devido à crise econômica no País.

Os veículos pesados da marca são destinados a operações fora de estrada, construção, mineração, agricultura e militares. Um dos motivos da escolha de Ponta Grossa é que os caminhões Tatra são equipados com cabine, motor e outros componentes DAF, a quem pertence 19% do capital acionário.

Representantes da Tatra estiveram no município paranaense três vezes em 2019, sendo a mais recente no início de dezembro. Porém, segundo informações da Prefeitura Municipal, não houve ainda assinatura de qualquer termo de compromisso. No entanto, é dado como certo o início das obras da fábrica em 2020.

tatra phoenix euro6
Tatra Phenix 8X8, com motor Euro 6

Outro atrativo para levar a montadora se instalar no município é a sua localização em um dos principais entroncamentos rodoferroviários do Brasil, além de certa proximidade com o Porto de Paranaguá. Nos últimos anos, mais de 40 novas empresas montaram fábrica em Ponta Grossa.

Além disso, segundo informações da Prefeitura, a Tatra Motors estaria interessada em participar de projetos de inovação e desenvolvimento do município, os quais estão sendo desenvolvidos pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sebrae e Prefeitura de Ponta Grossa.