A Librelato está apresentando ao mercado sua nova linha de implementos rodoviários, a geração Evolut 2022, formada por famílias de semirreboques graneleiro, caçamba, tanque e furgão de alumínio e lonado. Os novos produtos substituem a linha Pro-Nio,  produzida com liga de aço com Nióbio em sua composição.

Como o próprio nome sugere, os novos implementos representam a evolução da linha Pro-Nio, tanto no design mais moderno e aerodinâmico quanto nos materiais e processos de produção. Incluem também soluções técnicas e tecnologias capazes de disponibilizar semirreboques cada vez mais leves, seguros e com maior facilidade de operação capacidade de carga.

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Eixo mais largo e módulos parafusados que possibilitam modularização, conforme a necessidade do transportador, estão entre as novidades do novo graneleiro

O novo semirreboque graneleiro ficou 400 quilos mais leve e seu eixo é do tipo bitola larga com distância entre o apoio das molas 100mm maior em relação ao seu antecedente. Essa medida já era adotada para os semirreboques tanque e basculante e na geração Evolut é item de série em todos os implementos que possuem chassi no conceito plataforma, incluindo os novos furgões de alumínio e lonado.

De acordo com Fábio Rossi Tronca, gerente de engenharia do produto e pós-vendas da Librelato, o eixo mais largo proporciona um ganho de 5% de estabilidade do implemento, Também é novidade no semirreboque graneleiro os módulos  parafusados, cuja vantagem é a modularização conforme a necessidade do transportador.

Entre os componentes parafusados estão o engate tipo “G” nos perfis laterais do semirreboque, porta estepe, parachoque, protetor lateral e reservatórios, entre outros itens. “Facilitamos a  manutenção do implemento e ganhamos agilidade adicional na linha de produção, além de aumento de capacidade produtiva”, afirmou Tronca.

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Eixo mais largo no implemento proporciona um ganho de 5% de estabilidade e consequentemente mais segurança, explica o gerente de engenharia Fábio Tronca

Outro diferencial destacado pela fabricante é o fato do semirreboque e ser o único graneleiro em toda a América Latina produzido em célula robotizada. Essa tecnologia possibilita a soldagem total do implemento em apenas 35 minutos, um ganho de 30% no tempo de produção, permitindo à Librelato produzir diariamente até 25 unidades do modelo.

Tanto o robô quanto a célula robotizada (exclusivamente destinada à linha graneleira) foram desenvolvidos em parceria com uma empresa especializada em automação e robótica. Antes da instalação do equipamento na fábrica, apenas parte do implemento era soldada pelo processo robotizado.

Outro novo produto que na geração Evolut perdeu 400 quilos é o basculante, sendo a maior parte da redução obtida na caixa de carga. O implemento tem o mesmo desenho do anterior, porém com variação de espessura da chapa, o que possibilitou variações  conforme solicitação do cliente.

As vendas de basculantes Librelato são totalmente técnicas, conforme lembrou Tronca, por isso cada unidade negociada atende a requisitos como o tipo de carga transportada, número de basculamento diário e distância a ser percorrida, entre outros itens importantes na definição do produto mais adequado.

O basculante da geração Evolut é apresentado ao mercado como o mais leve da categoria, e também com capacidade para proporcionar redução de consumo de combustível em até 2% comparado ao modelo tradicional. De acordo com Tronca, uma das sugestões de clientes mais recorrentes para esse implemento resultou na adoção do Dolly modular rebaixado com engate esférico.

Esta solução permite a abertura completa da tampa traseira durante o basculamento, sem necessidade de desacoplar o conjunto; já o novo cambão rebaixado permite giro de 90 graus do Dolly em relação ao conjunto dianteiro. Esta solução tambem possibilita a descarga sem o desacoplamento. A Librelato produz quatro linhas de basculantes para todas as aplicações.

Os novos semirreboques lonados, nas versões de três eixos juntos e distanciados e bitrem de seis eixos, são 200 quilos mais leves que os antecessores. A redução se deve à remodelação do assoalho, com menor peso e mudanças no chassi e caixa de carga. O fechamento frontal em chapas de alumínio, da linha anterior, foi mantido.

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Sistema exclusivo de amarração, nova catraca e lonas mais resistentes, desenvolvidas dentro das normas europeias, estão entre as novidades do semirreboque Evolut 2022

A empresa destaca também a nova catraca de esticamento da lona e o exclusivo sistema de amarração de carga, com redes e cintas suspensas. Essas inovações dispensam o trabalho do motorista de arremessar as cintas, ou de subir no implemento, para fazer a amarração.

Outras novidades do novo implemento estão no padrão das lonas. Segundo a Librelato, foram desenvolvidas dentro das normas europeias, como resultado são mais resistentes e também as únicas no mercado brasileiro produzidas com materiais absorvedores de raio ultra violeta, retardante de chamas e elementos antifungo.

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Fabricado em formato cilíndrico, e 470quilos mais leve que o modelo anterior, novo tanque tem capacidade para o transporte de 32 mil litros de álcool ou gasolina

O semirreboque tanque Evolut, por sua vez, é 470 quilos mais leve e com capacidade para 32 mil litros, dois mil acima da geração anterior de gasolina ou etanol. Ainda de acordo com a fabricante, o novo implemento carrega até 600 litros de diesel em relação aos produtos concorrentes.

A maior capacidade para o transporte de carga líquida se deve ao formato cilíndrico, quebra-onda e o corpo do tanque. E dependendo do modelo e quantidade de compartimentos internos, o ganho proporcionado pelo implemento pode ser entre 7% e 10%.

Com chassi modular, o tanque Evolut permite aplicação de itens opcionais parafusados conforme a necessidade da operação. Fábio Tronca lembra que as principais vantagens de equipamentos com uniões parafusadas em relação às versões soldadas estão na redução de custos e de riscos durante as manutenções.

“As uniões parafusadas são tendência mundial, inclusive nos cavalos mecânicos”, acrescentou. O novo tanque sai de fábrica equipado com protetor lateral para facilitar o acesso às tubulações do implemento, assim como outros itens para agilizar a operação de carga e descarga.

“Para ter acesso à tubulação de descarga do tanque, o protetor deve ser removível ou escamoteável. No novo modelo há uma articulação simplificada que libera amplo acesso a todas as válvulas da tubulação de descarga”, acrescentou.

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O furgão de alumínio traz soluções aplicadas ao semirreboque graneleiro e ao furgão lonado

A nova linha de furgões de alumínio, formada por semirreboque de três eixos e bitrem de seis, traz as mesmas soluções adotadas para os graneleiros e furgões lonados, como eixos de bitola mais larga com distância de 100mm entre o apoio das molas e suas respectivas vantagens.

O assoalho tem as mesmas características adotadas para o furgão lonado, como maior resistência e menor peso. Ambas as mudanças proporcionaram redução de 200 quilos na estrutura do implemento.

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José Carlos Sprícigo disse que a Librelato ouviu clientes para dar as respostas ao mercado com produtos mais seguros e eficientes

O CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, destacou que o desenvolvimento da geração Evolut 2022 contou com opiniões e sugestões de clientes. De acordo com executivo, a empresa procurou ouvir os clientes para dar respostas ao mercado com a oferta de produtos mais adequados à operação que se destinam.

O executivo destacou também os investimentos de 35 milhões de reais este ano em novos equipamentos de produção. Até mesmo o design do sistema de iluminação, considerado moderno, tornou mais fácil a identificação dos novos implementos da marca. Maior parte do investimento, conforme afirmou Sprícigo, foi destinada em tecnologia, processos de digitalização e automação, dentro dos conceitos da indústria 4.0.

“A nova geração Evolut será sinônimo de eficiência nas estradas. Com ela os transportadores terão ainda mais produtividade em suas operações e garantirão mais rentabilidade ao carregar mais carga, consumir menos combustível e ter menores custos de manutenção em seus equipamentos”, finalizou Sprícigo.

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Box para a venda de peças e componentes de maior rotatividade é uma das novidades da Librelato para 2022, além da ampliação de 15 para 30 o número de lojas Libreparts nas rodovias

A Librelato terminará o ano de 2021 com 15 lojas Libreparts abertas em diferentes regiões do País. A meta é encerrar 2022 com 30 pontos, além de 20 Boxes Libreparts. Esta novidade se traduz em pequenas lojas padronizadas em contêineres para atender  principalmente a motoristas de caminhão. Instaladas em pátios de postos de combustíveis, a cerca de 200 quilômetros da loja Libreparts, os “boxes” vão disponibilizar itens de maior giro.