Ter o seu próprio negócio ainda é o objetivo dos caminhoneiros. Mesmo com todas as dificuldades impostas aos autônomos como custos altos com diesel, manutenção, impostos, e preço baixo do frete, ter o seu caminhão ainda faz parte da lista de desejo dos caminhoneiros.

Ser empregado tem diversas vantagens como não se preocupar com custos do caminhão e imprevistos, ter direitos trabalhistas garantidos, dirigir caminhões novos, entre outros. Porém, segundo os caminhoneiros a falta de liberdade de escolher rotas ou de administrar o tempo de viagem sobrecarrega demais a rotina, tornando o trabalho muito pesado.

felipe

Felipe Alves Fernandes, 30 anos de idade e apenas dois de profissão, é de Passos/MG, trabalha como empregado. Ele acredita que ser empregado pode compensar e ser satisfatório, desde que a empresa reconheça o seu trabalho. “Quando a empresa é egoísta os funcionários não trabalham de maneira satisfatória”, avalia.

O sonho de Felipe é ter o seu próprio caminhão e ser dono do seu próprio negócio. “Tenho fé de que um dia vou conseguir. Ser meu próprio chefe. Organizar minha rotina e horários. Quem não sonha em poder decidir quando e como trabalhar? E dar uma vida mais confortável para meus filhos e esposa?”, argumentou.

Felipe acredita valer a pena ser um trabalhador autônomo. Na sua opinião, o autônomo tem a possibilidade de ampliar os seus ganhos sem a necessidade de pedir aumento. “Mantendo um cronograma organizado de entregas e controlando todos os custos na ponta do lápis, é possível para um caminhoneiro autônomo ganhar até o dobro de um empregado”, explica.

Entretanto, Felipe faz questão de ressaltar que ser empregado também tem as suas vantagens. “Todo funcionário de uma grande empresa tem uma gama de adicionais que acompanham o cargo. Muitas empresas possuem seguro de vida, convênio médico e dental, além de diversas bonificações. Isso sem mencionar o salário fixo que estará garantido no final do mês”.

luisLuis Valdir Linhares Saboia, Independência/CE, tem 35 anos de profissão, já vivenciou as duas experiências. Durante 20 anos trabalhou como empregado e há 15 esta como autônomo. Para ele ser dono do seu próprio caminhão traz muitos benefícios. “Apesar das dificuldades que nós autônomos estamos enfrentando, jamais voltaria a ser empregado. Mesmo tendo trabalhado em empresas boas. Lutei muito para ter o meu caminhão e não quero desistir”, afirmou.

Para Luis existem muitas vantagens de trabalhar por conta própria. “Posso começar dizendo que o meu caminhão paguei com o meu próprio trabalho. Durante todo esse tempo de autônomo trabalhei muito bem, paguei minhas contas em dia. Sendo autônomo você trabalha para você mesmo, e você se organiza do seu jeito. Quando trabalhava de empregado, por exemplo, tinha um férias por ano. Hoje posso me organizar e tirar as férias quando eu quero”, explicou.

ManoelManoel Feliz Viana, Independência/CE, tem o sonho de ser autônomo, porém esbarra nas dificuldades impostas hoje. “As coisas subiram muito de preço. Diesel, pneu. Além disso não temos nenhuma ajuda para realizar esse sonho. Não tem um financiamento adequado. Talvez por isso as vantagens de trabalhar como empregado pois não temos que nos preocupar com essas coisas. Mas, a desvantagem é o tempo que passamos longe de casa, já que nossos horários são impostos pela empresa”, explicou. Para Manoel ser dono do seu próprio negócio é o principal benefício de ser autônomo.

 

antonioNa opinião de Antônio Benedito de Souza, 54 anos de idade e 35 de profissão, da cidade de Guarulhos/SP, é muito mais vantajoso ser autônomo. “Comprei um caminhão a um ano e garanto, com certeza, que ser autônomo é muito melhor. O que eu gasto com diesel em uma viagem é quase o que ganhava como empregado. Então hoje consigo faturar mais. Mesmo com todos os problemas é melhor. Pode perguntar por ai se quem tem caminhão quer vender. O mercado de trabalho para motorista não falta vaga”, destacou

 

https://www.ocarreteiro.com.br/23-vale-a-pena-ser-autonomo-ou-empregado/