Oferecer atendimento médico e assistência a comunidades carentes em localidades distantes de várias regiões do Brasil e também a motoristas de caminhão tem sido a missão do projeto “UnindoForças”.

Lançada em 2019 pela Mercedes-Benz – e sem fins lucrativos -, a ação conta com participação da Cruz Vermelha, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Vale, Ongs e diversos outros parceiros.

Fortalecido em setembro de 2020, com a primeira carreta, atualmente são oito unidades puxadas por cavalos mecânicos Novo Actros. Entre maio e outubro deste ano, estas unidades móveis de saúde atenderam mais de 110.000 pessoas e realizou mais de 250.000 mil procedimentos médicos em diferentes regiões do País.

unidade movel de saude 6 scaled 1
Projeto atendeu mais de 150 mil pessoas em diferenteas regiões do Brasil

Operadas pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e com 70 metros quadrados de espaço interno, as carretas funcionam como pequenos hospitais, com 10 profissionais. Entre os diversos equipamentos, o projeto conta com um aparelho de tomografia e ônibus – também fornecido pela Mercedes-Benz.

Além da realização de exames e consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, em alguns casos são realizadas até pequenas cirurgias. Também constam no projeto vacinação e prevenção do coronavírus.

IMG 8311 scaled 1
Espaço interno de 70 metros quadrados conta com  seis salas para cadastro, triagem, coleta e telemedicina

Até meados de novembro, as unidades de saúde passaram por 50 cidades em mais de 25.000 quilômetros rodados. A mais recente localidade atendida pelo projeto é o município de Itabira/Minas Gerais, onde em três meses de presença mais de 1.800 pessoas foram atendidas.

Até retornar às estradas no próximo dia 22 de dezembro, o projeto encontra-se junto à portaria da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo/SP, dando atendimento a caminhoneiros e caminhoneiras que entregam materiais na empresa. A ação junto a motoristas na fábrica é focado em consultas e exames que buscam promover a saúde dos motoristas, especialmente a redução de riscos cardiovasculares.

O atendimento presencial conta também com suporte de teleatendimento do Einstein, abordando aspectos do histórico familiar de saúde e doenças, além de riscos vinculados aos hábitos alimentares, sedentarismo, tabaco, estresse e outros males que afetam os profissionais do volante.

unidade movel de saude 9 scaled 1
O atendimento presencial na carreta conta também com suporte de teleatendimento

O projeto de unidade móveis de saúde tem participação do governo alemão por meio de um programa do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, com a contribuição de 4,5 milhões de euros para aquisição das unidades móveis de saúde.