Unidade tem capacidade de produzir cinco mil veículos por ano
Nesta semana, a International Caminhões inaugurou sua fábrica no Complexo Industrial da Navistar, em Canoas/RS. A unidade irá produzir os modelos comercializados no mercado brasileiro e em outros países.
Todo o processo de construção, transferência de produção para Canoas e a instalação de equipamentos levou 8 meses para ser concluído. No mesmo Complexo já operam a produção de motores MWM INTERNATIONAL e o Centro de Peças, negócios que integram o grupo Navistar South America.
Com área construída de 12 mil m² e pátio de armazenamento com 22 mil m², a fábrica de caminhões nasce com capacidade para produção de 5 mil caminhões por ano em três turnos de trabalho. A produção ganha, também, uma nova cabine de pintura, dinamômetro e equipamento para testes de freios ABS para todos os caminhões produzidos na unidade de Canoas.
O complexo produzirá os caminhões International® que são comercializados no mercado brasileiro: o pesado 9800i – nas versões 6×2 e 6×4 com câmbio manual e automatizado – e o semipesado DuraStar – nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Todos os modelos têm mais de 65% de índice de nacionalização e atendem, integralmente, a política de financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do governo Inovar Auto.
“Temos uma linha de montagem atual, flexível e com capacidade de ampliação para atender às demandas futuras dos mercados local e de exportação”, comemora o presidente da International Caminhões, Guilherme Ebeling.