A Ipiranga oferece curso gratuito para formar mulheres  até dia 28 deste mês curso. O objetivo da companhia é formar mulheres motoristas para atuação no transporte de combustíveis https://portal.ipiranga/wps/portal/ipiranga/inicio. Para isso, a companhia abriu inscrições para curso gratuito. E ministrado pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet).

Assim, o curso denominada “Operação Mulher Motorista”,  conta com 16 vagas e 156 horas de aulas. E vai acontecer nas dependências da Fabet, em Mairinque (SP), no interior paulista. Vale ressaltar que hospedagem, alimentação e bolsa-auxílio estão inclusos.

Ipiranga oferece curso gratuito para formar mulheres motoristas

Regras para o curso

Seja como for, para participar do processo seletivo é necessário ter mais de 21 anos. Além disso, ter carteira nacional de habilitação D ou E. Ademais, é desejável que as candidatas tenham ao menos um ano de experiência no transporte.

As interessadas devem se cadastrar neste link. A seleção vai ocorrer por meio de entrevista online. O curso conta com avaliação psicológica e veicular na Fabet de forma presencial. E o início das aulas ocorre na segunda quinzena de outubro.

Vale ressaltar que existe a possibilidade de algumas formandas serem contratadas pelas transportadoras que prestam serviço para a Ipiranga. Isso, conforme a disponibilidade.

“Por causa do sucesso do ‘Operação Mulher’, que tem como foco a formação de mulheres para ingressar em áreas operacionais no setor de óleo e gás, decidimos ampliar as oportunidades. Assim as mulheres podem se capacitar como motoristas. Bem como ingressarem no transporte de combustíveis”, afirma Luciana Domagala, vice-presidente de pessoas e sustentabilidade da Ipiranga.

Participação feminina no transporte

A participação feminina no transporte de cargas https://ocarreteiro.com.br/exclusivo/participacao-feminina-no-transporte/foi um dos temas debatidos na Fenatran 2022. O assunto se tornou relevante já que as mulheres vêm conquistando de maneira gradual o seu espaço no mercado. Alguns números comprovam essa nova realidade e mostram haver uma tendência das grandes corporações em apostarem na adversidade e fazer escolhas com base no talento, comprometimento e competência do candidato.

Dados do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão de pesquisa parceiro do Setcesp, mostrou que em 2021 aconteceram em São Paulo 32.094 contratações femininas para cargos no setor de transporte. O crescimento é 61% superior a 2020, especialmente nas áreas administrativa e comercial, com representatividade feminina de 52% e 56% sobre a masculina, respectivamente. Já no setor operacional foram registradas 13.741 contratações femininas e 125 mil masculinas.