Veículo será testado no segmento de coleta de lixo
A Iveco acaba de entregar o primeiro caminhão Tector movido a gás natural veicular (GNV) para a cidade de Porto Alegre/RS. Recebido pela Companhia de Gás do Estado, a Sulgás, a unidade será utilizada durante as coletas de lixo do município.
O veículo tem 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) é equipado com um motor Iveco-FPT NEF 6, de seis cilindros, 126 metros cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros, ele também pode ser abastecido com biometano. “Nas últimas décadas, a Iveco investiu em pesquisas para a produção de veículos ecológicos, e hoje é líder em tecnologia GNV do mundo. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos de viabilidadel”, afirma Davi Lunardi, diretor da gama de veículos pesados da montadora.
A unidade ficará em teste por Porto Alegre/RS durante seis meses, após esse período, será feito um estudo sobre os impactos positivos da conversão de toda a frota de veículos de coleta de lixo na capital para caminhões GNV. “Se os resultados confirmarem a viabilidade técnica e econômica desta iniciativa, será mais um passo para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades”, destaca o diretor presidente da Sulgás, Roberto Tejadas.