A Iveco recebeu o “Europäischen Transportpreis für Nachhaltigkeit – prêmio europeu de Sustentabilidade – por seu caminhão pesado Stralis GNL (Gás Natural Liquefeito.) O júri era formado por representantes da indústria de transporte, da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), da mídia, de pesquisadores e do poder público alemão.
O foco do prêmio é encorajar a indústria de veículos comerciais a trabalhar de maneira sustentável, ajudando a solidificar ainda mais os princípios do Desenvolvimento Sustentável – conceito que reconhece que as ações responsáveis e sustentáveis são fundamentais para encarar problemas ambientais de escala global, ao mesmo tempo em auxiliam a aumentar a lucratividade e a competitividade das empresas.
Com combustível GNL, o Stralis, que chega a 330 cavalos de potência e como sua autonomia é de aproximadamente 750 quilômetros, ele também pode ser usado para transportes de longa distância. O Stralis GNL marca pontos também em nível macroeconômico: além de sua compatibilidade ambiental, cada quilo de gás usado para dirigir substitui uma quantidade equivalente de óleo mineral.