A Iveco venceu a 10ª e última etapa do Rally Dakar 2019, disputada num percurso de 5.000 quilômetros dentro do território peruano. O piloto holandês Ton van Genugten foi o primeiro a concluir o trecho de 112 quilômetros cronometrados entre as cidades de Pisco e Lima, nesta quinta-feira (17/01).

O resultado foi considerado positivo pela Iveco e destacou que mais uma vez a marca demonstrou ter caminhões confiáveis, robustos e seguros para cumprir sua missão em qualquer tipo de terreno e operação.

Entretanto, o vencedor da edição do Dakar 2019 é o russo Eduard Nikolaev, a bordo de um caminhão Kamaz, seguido pelo também russo Dmitry Sotnikov, com um caminhão da mesma marca. Foi a terceira vitória consecutiva de Nikolaev e a sua quinta na competição. Já para a marca Kamaz esta foi a 16ª vitória em 33 anos de participação no Dakar.

Eduard Nikolaev
Caminhão Kamaz de Eduard Nikolaev, vencedor do Rally

Os pilotos da equipe Iveco, a Petronas Team De Rooy, que participam com quatro caminhões modelo Power Star, equipados com cmotor FPT Cursor 13 com cerca de 1.000 cv de potência, ficou a terceira e quarta posições no resultado final, com os pilotos Gerard De Rooy e Federico Villagra, respectivamente. Em quinto ficou o piloto Ales Aloprais, com um caminhão Tatra.

A Iveco participou com quatro caminhões da equipe Petronas Team De Rooy Iveco, são pilotados por Gerard de Rooy, Federico Villagra, Ton Van Genugten e Maurik Van Den Heuved, sendo os principais rivais os caminhões russos da marca Kamaz e os Tatra e Liaz da República Tcheca.

Mais curta que a edição de janeiro de 2018, a disputa deste ano começou em Lima dia 06 de janeiro e terminou ontem também em Lima. Do percurso total de 5.000 quilômetros, cerca 3.500 são trechos de areia com grandes dunas.