Publicação dia 16 de janeiro no site holandês Lepieleaks mostra imagens do cavalo mecânico que poderá ser a cara da próxima geração de caminhões que a Iveco estaria preparando na Europa. O veículo, ao que parece na imagem totalmente novo, seria lançando no final de 2019 ou 2020 e com motores maior potência e também na versão movida a gás.
O texto do site diz ainda que pode se tratar ainda um estudo de projeto da fabricante italiana, porque o painel do veículo fotografado é o mesmo do Stralis 2018. Outro detalhe observado é a ausência dos retrovisores externos, o que pode significar a futura presença de câmeras no lugar dos tradicionais espelhos.
Aliás, a substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras já é uma realidade disponível no novo Mercedes-Benz Actros apresentado no IAA, em setembro de 2018 na Alemanha. Esta tecnologia, que também parece ser um caminho sem volta dentro de alguns anos, já está disponível para o mercado europeu, deverá estar presente em breve também em modelos de outras marcas.
Recentemente, em publicação no site da FMCSA (Federal Motor Carrier Safety Administration), principal agência do governo dos Estados Unidos por regulamentar e fornecer supervisão de segurança de veículos automotores comerciais, cuja missão é reduzir quedas, ferimentos e mortes envolvendo caminhões de grande porte e ônibus, aparece um Volvo, que além das câmeras no lugar dos espelhos apresenta também um novo painel digital.
A agência aprovou uma solicitação que permitirá que os caminhões operem com seus dois espelhos retrovisores substituídos pela tecnologia da câmera. O anúncio da aprovação da solicitação da Stoneridge, empresa especializada na fabricação de eletrônicos para veículos comerciais aconteceu dia 26 de dezembro de 2018.
De acordo com o texto, a Stoneridge disse à FMCSA que o sistema de câmeras no lugar de espelhos retrovisores proporcionaria uma série de benefícios aos motoristas de caminhão, incluindo maior campo de visão e a eliminação de pontos cegos, além de tornar o veículo mais aerodinâmico.
Outro benefício destacado é que o sistema de câmeras pode a reduzir a fadiga do motorista, porque exigirá “menos movimentação da cabeça em comparação com a quantidade de movimentos da cabeça necessários para usar os espelhos retrovisores convencionais.
Ainda de acordo com a publicação, duas entre as empresas que já utilizam sistema de câmeras em seus caminhões, a Schneider e a J.B. Hunt, relataram experiências muito positivas para os motoristas.