Se autorizada pela Artesp, companhia deve iniciar operação no 2º semestre

O sistema de pagamento eletrônico de pedágio em São Paulo terá um novo concorrente. A Move Mais – empresa que pertence à Dux Participações, holding controlada pela Vertis e Compsis, especializada em tecnologia em projetos para sistemas de pedágio, indústrias automotiva e aeroespacial -, aguarda autorização da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) para operar no Estado.

Essa é a quarta companhia que vai operar nas rodovias de São Paulo, na disputa por um atraente filão de negócios com concorrentes de peso, como a Sem Parar (da CCR), a pioneira e líder no segmento, a Auto Expresso, da empresa fluminense DBTrans, e a ConectCar, parceria entre os grupos Ultra e Odebrecht, que obteve autorização recentemente. As rodovias paulistas são as mais cobiçadas por representarem metade da malha sob concessão no país.

Ailton Queiroga, diretor-presidente da Move Mais, disse que a Compsis terá 49% de participação e a Vertis 51% da empresa. Após conseguir a autorização da Artesp, prevista para as próximas semanas, a empresa pretende iniciar as operações no segundo semestre. Segundo Queiroga, a Move Mais pretende expandir seus serviços para os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia nos próximos meses.

Queiroga afirmou que o sistema do Move Mais vai oferecer sistema pré e pós-pago. \”Queremos nos diferenciar dos outros concorrentes com um leque de serviços ao consumidor.\” O empresário afirmou que os preços do Move Mais serão mais competitivos – com valor intermediário entre os principais concorrentes. A expectativa é obter uma receita de R$ 250 milhões a partir do quinto ano de operação.

A expectativa é que esse negócio movimente R$ 600 milhões este ano em São Paulo, com previsão de expansão em decorrência dos programas do poder público – como o Ponto a Ponto, do governo do Estado de São Paulo, e o Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), do governo federal. O Ponto a Ponto prevê nova forma de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas, via eletrônica e com base no trecho percorrido pelo usuário. Esse programa foi instituído em 2012 de forma experimental nas rodovias Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), Santos Dumont (SP-75) e Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340). Já o Siniav, que será implementado até 2015, promove a comunicação de dados entre antenas e um tag eletrônico a ser colocado em veículos, quando licenciados.

A Move Mais já participa do projeto piloto do Ponto a Ponto com gestão do pagamento operado pela companhia na rodovia Santos Dumont SP-75, em parceria com a concessionária Rodovia das Colinas S.A. Para a empresa, esse é um projeto importante que mostra a expertise da companhia e a diferencia dos concorrentes. A Compsis, fundada por Queiroga, foi a primeira empresa brasileira a fornecer sistema de arrecadação de pedágio no modelo de concessões brasileiro. A empresa fornece tecnologia para Índia, Nigéria e Austrália.

Do Valor Econômico