Meta da empresa é dobrar sua participação no mercado

1461A MAN vai entrar no mercado de caminhões extrapesados argentino com veículos produzidos na fábrica da montadora em Resende/RJ. O objetivo do grupo é dobrar para perto de 30% sua participação de mercado no país vizinho em um prazo de três a cinco anos.

Dois modelos que estão sendo introduzidos na Argentina serão apresentados hoje à imprensa que acompanha o Salão do Automóvel de Buenos Aires. O TGX, capaz de carregar até 73 toneladas, e um Constellation, cuja carga pode chegar a 57 toneladas, serão expostos durante o evento juntos com um ônibus que vai transportar a seleção argentina de futebol em partidas locais.

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, diz que as exportações do Constellation ao país vizinho começam \”imediatamente\”. Já o TGX – modelo que marcou, há um ano, a estreia dos caminhões da MAN no Brasil – terá na Argentina seu primeiro mercado de exportação, com início das vendas previsto para o segundo semestre. Ambos chegam equipados com motores Euro 5, legislação de emissões que deve entrar em vigor no ano que vem na Argentina.

Segundo o executivo, a montadora tem a expectativa de aumentar em 500 caminhões, para 2,5 mil unidades, as exportações ao país. A Volkswagen vende caminhões no mercado argentino há quinze anos.

No Chile e no México, caminhões da MAN são importados da Alemanha, mas Cortes diz que a ideia é transformar a fábrica de Resende em uma plataforma de exportações para a região. Apesar de restrições do governo de Cristina Kirchner a importações, ele avalia que a manutenção do acordo automotivo com a Argentina – que está sendo negociado entre os países – dá condições para a marca crescer no mercado vizinho.

Com a introdução da linha extrapesada, a MAN passa a cobrir um segmento que representa cerca de 10% das vendas de caminhões na Argentina, complementando uma gama que hoje vai de caminhões leves a pesados, afirma o executivo.

Do Valor Econômico