Detentor das marcas MANN-FILTER e PUROLATOR, o grupo MANN+HUMMEL, que fornece equipamento original às montadoras e cobre grande parte da frota brasileira no mercado de reposição, orienta sobre os cuidados que os motoristas devem ter com os filtros dos veículos. A empresa explica que o desempenho do motor, assim como a otimização no consumo de combustível, além de sua maior durabilidade dependem da manutenção correta dos filtros de ar e óleo dos veículos, tanto leves quanto pesados.
A função do filtro de ar é separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas, camisa, etc. Outra orientação é que no caso dos veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada entre 10 mil e 15 mil quilômetros, de acordo com recomendação do fabricante de motores, ou no máximo após um ano de uso, para que o papel do filtro não perca suas propriedades de filtragem. No caso dos veículos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro.
\”Tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos podem provocar o rompimento do papel ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções\”, alerta Flávio Sureira Netto, técnico de Produto da MANN+HUMMEL Brasil e acrescenta que um filtro muito sujo pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. Nos veículos diesel, o filtro sujo aumenta o nível de emissão de poluentes na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.
– Filtro do óleo
O filtro do óleo, que também tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor, segundo a fabricante deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode fundi-lo. Além disso, não trocar o filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor em até 30%. Portanto, sempre que trocar o óleo, deve-se trocar também o filtro do óleo.