A MWM International Motores realizou, em 6 de março, a 1ª Formatura do Programa Formare, na planta de Santo Amaro, na capital paulista. Os 20 formandos, com idade entre 16 e 18 anos, receberam o diploma do curso de Assistente Técnico de Operações Industriais e Administrativas, que comprova a qualificação para ingressarem no mercado de trabalho. Dentre outras pessoas de destaque, a Formatura contou com a presença do presidente e CEO da companhia, Waldey Sanchez.

O Programa visa oferecer inclusão social e capacitação profissional a jovens e surgiu através de uma parceria entre a MWM International e a Fundação Iochpe, está implementado na planta de Canoas/RS desde 1988 e por isso comemora 20 anos em 2008. Na unidade da Argentina, o Formare existe desde 1996. Para fazer parte do Programa Formare, os adolescentes passam por uma criteriosa avaliação, que tem como pré-requisito pertencer à família de baixa renda. No total são 850 horas de curso, divididas em 10 meses, com carga semanal de 25 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. As disciplinas são ministradas por colaboradores da companhia, que atuam como educadores voluntários. A grade curricular é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Unesco.

Durante o treinamento, a fabricante de motores oferece benefícios como assistência médica e odontológica, medicamentos, bolsa auxílio de meio salário mínimo, uniforme, óculos, transporte e alimentação. No total, 430 jovens foram formados, sendo que 85% deles são inseridos a cada ano no mercado de trabalho e muitos são aproveitados pela própria companhia e empresas parceiras

– Mueller inaugura Formare em Minas Gerais
O grupo Mueller inaugurou recentemente seu primeiro curso complementar de formação do projeto Formare em cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais, diretores da Fundação Iochpe e da Fiat. A nova escola está instalada na unidade Mueller Mineira, responsável pela produção de componentes plásticos para a indústria automotiva em Contagem/MG e ficará sob a coordenação de uma equipe de colaboradores voluntários da própria Mueller mineira.