Por Magno Pereira

Escolas oferecem cursos para treinar e atualizar os motoristas de caminhão

O desenvolvimento de novas tecnologias embarcadas em caminhões e a competição para prestar um serviço com mais qualidade e rentabilidade entre as empresas de transporte e autônomos têm exigido cada vez mais a capacitação, reciclagem e aprimoramento dos carreteiros. Uma das escolas que oferecem cursos para esses profissionais, a FABET ( Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), com sede em Concórdia, no Estado de Santa Catarina, disponibiliza as disciplinas Caminhão Escola, Carreta Internacional e Caminhão Escola Avançado, além de aulas \’In Company\’, destinadas ao treinamento de motoristas, porém são direcionadas aos interesses e necessidades da empresas.

477Os cursos envolvem matérias como Direção Defensiva, Direção Econômica, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito, Informática, Rastreamento Via Satélite, Saúde do Motorista, Mecânica, Responsabilidade Civil e Penal, Seguro de Cargas, Gerenciamento de Risco, Custos no Transporte, Refrigeração, Gestão de Documentos, Manutenção Preventiva em Pneus, etc. (imagem de motoristas de uma empresa de transporte de Nova Andradina-MS, que está treinando 200 motoristas na FABET)

A fundação divulga os preços do Caminhão Escola no valor de R$ 120,00 para os testes de ingresso, porém o curso custa R$ 890,00; R$ 150,00 se refere aos 30 dias de alojamento; mais R$ 18,00 a diária com três refeições. O Carreta Internacional custa R$ 250,00; o Caminhão Escola Avançado, R$ 530,00, mais R$ 30,00 o valor do alojamento; R$ 18,00 a diária com três refeições. Todos são ministrados por professores e instrutores da faculdade de Tecnologia no Transporte, que é mantida pela FABET e envolvem grupos de 30 motoristas. \”Após o curso de 30 dias, os motoristas vão para a estrada com um dos nossos instrutores. Fazem uma viagem prática e vicencial de 3 mil quilômetros, aplicando no veículo o que aprenderam na FABET. Posteriormente, é realizada uma nova avaliação de desempenho e os profissionais são indicados gratuitamente para empresas de todo o Brasil\”, explica Luís Carlos Schaurich, coordenador de Marketing da escola.

A novidade é que a FABET acaba de disponibilizar duas versões do Programa Caminhão Escola, curso de preparação e qualificação de motoristas, na cidade de São Paulo. Uma irá atender aos que irão ingressar na profissão e a outra é direcionada aos mais experientes. Desde o ano passado, a fundação vem estudando a possibilidade de trazer o programa para São Paulo, e após algumas pesquisas, decidiu por montar a estrutura no Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária. As aulas já estão programadas e as matrículas abertas.

O diretor superintendente da entidade, Osni Roman, adiantou que a criação de uma extensão da FABET em São Paulo é um caminho sem volta e que a fundação já procura locais para construir uma estrutura própria. O motivo de vir para a capital paulista foi o grande número de pedidos de empresas clientes da fundação, que tinham dificuldades em deslocar seus profissionais até Santa Catarina.

476Outra escola, o CENTRONOR (Centro de Treinamento da Região Nordeste do Rio Grande do Sul) (foto ao lado), localizada em Vacaria, no Rio Grande do Sul, explica que seu treinamento compreende cinco dias e engloba quatro módulos, além de orientação psicológica e terapêutica. O módulos consistem em Apresentação e postura, Legislação, Documentação, Direção defensiva, Lei da balança, Meio ambiente, Segurança, Álcool, Drogas, Doenças sexualmente transmissíveis, Alimentação, Primeiros Socorros, Mecânica básica, Manutenção de pneus, Custos de operação, Noções de rastreamento veicular e Direção econômica (com aulas teóricas e práticas). Além disso, o centro disponibiliza a reciclagem do curso Mopp (Movimento e Operação de Produtos Perigosos), em parceria com o Sest Senat, destinado aos motoristas que transportam cargas perigosas.

O coordenador do curso, Renato Luiz Rossato, comenta um exemplo de empresa que possui uma frota de 200 veículos articulados e que após um período de treinamento de seus colaboradores consegue economizar algo em torno de 5% no consumo específico de combustível por ano. O coordenador considerou uma média de quilometragem mensal rodada por veículo de 12 mil km, associada a uma média de consumo de combustível ponderada de 2,2 km/l, chegando a uma economia de R$ 103.000,00 por ano. Para chegar a esse valor, Rossato estimou e calculou que a quilometragem total da frota por ano será de 2.400.000 km, o consumo de diesel de 1.091.000 litros; subtraiu desse montante 5%, que corresponde a 54.550 litros e multiplicou esse volume de combustível por R$1,90, valor utilizado como preço médio do diesel no País.

\”Lembramos que neste pequeno exercício de custo de operação não consideramos os itens pneus, peças mecânicas, óleo lubrificante, custos com acidentes, indenizações, demissões, contratações, franquias, perda de bonificação de seguro, imagem da empresa, multas ambientais e perda de concessões, entre outros fatores. Portanto, treinamento reduz custos, diminui acidentes, aumenta a produtividade, com ganho considerável de reais a todos os envolvidos nesse processo\”, complementa Rossato.

Para ajudar as transportadoras na busca por motoristas qualificados, Everton Nakashima, proprietário do Centro de Formação de Condutores Brasília de Maringá, em Maringá, no Estado do Paraná, decidiu disponibilizar ao mercado o Super Drive. O curso treina aqueles que tiram a carteira de caminhão, ônibus e veículos articulados (C,D ou E) e é destinado aos que já atuam na profissão, porém precisam de uma atualização. Durante o curso, para obter experiência, os motoristas fazem aulas e viagem com os caminhões de treinamento da Auto-Escola, que são um Scania série 4 e um MB 1944, para obter melhor rendimento do veículo associado ao menor consumo de combustível. As aulas incluem instruções de segurança, manutenção, manobras, legislação, além de outras disciplinas. O curso dura em média 45 dias, com 75 aulas teóricas, dez práticas e três viagens, totalizando mil quilômetros. A escola divulga que o Super Drive custa R$ 2.000,00 e o MOPP, R$ 150,00.

\”Quando indicamos o motorista às transportadoras, enviamos também uma avaliação psicológica, prática, teórica e o relatório da viagem que realizamos com o aluno durante o curso Super Drive. Desta maneira, a empresa recebe o perfil da capacidade do profissional indicado, o que facilita a contratação\”, conclui Nakashima.

Para obter outras informações, acesse os sites das escolas através dos endereços www.fabet.com.br, www.centronor.com.br e no caso do Centro de Maringá, ligue para (44) 3262-4848.