Cavalos-mecânicos da Scania cedidos ao Hospital do Câncer de Barretos vão transportar unidades móveis de diagnóstico de câncer montadas sobre carretas

756A Scania entregou ontem (28/04) dois caminhões modelo R Highline 420 6X2 ao Hospital do Câncer de Barretos, localizado no interior de São Paulo, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, evento que contou com a presença do governador do Estado, José Serra. Os veículos, avaliados em R$ 467 mil cada, foram cedidos em regime de comodato e irão deslocar duas carretas equipadas com aparelhos de diagnóstico de câncer por todo o Brasil para oferecer exames gratuitos à população. A montadora será responsável por todas as despesas de manutenção dos veículos durante o período que permanecerem em operação ao hospital.

Uma das carretas está equipada para realizar exames preventivos de câncer de próstata, colo de útero e de pele, com capacidade para 40 exames por tipo de câncer por dia e irá se deslocar por todo o Brasil. A outra é destinada ao câncer de mama, irá atender mais de 80 municípios em São Paulo e tem capacidade para realizar cerca de 120 exames por dia. O médico Rafael Junior, do Hospital do Câncer, que realiza os diagnósticos na carreta junto à sua equipe médica, disse que uma das unidades já atendeu mais de 80 mil pessoas e diagnosticou757, por exemplo, mais de 300 casos de câncer de próstata.

Christopher Podgorski, diretor geral da Scania do Brasil, disse que há mais de 50 anos a montadora apóia ações em prol da sociedade e do meio ambiente. Emanuel Queiroz, diretor de marketing da empresa fez uma comparação dos produtos da marca com a ação do hospital. \”Fazendo uma analogia entre a Scania e o Hospital do Câncer, a marca tem se preocupado com a manutenção corretiva e preventiva dos caminhões, pois um reparo custa cerca de 20% ou 25% mais em conta antes da falha, e a prevenção do câncer também é muito mais barato\”.

Os exames preventivos são gratuitos e o projeto do Hospital de Câncer de Barretos conta com apoio do governo do Estado de São Paulo, Scania, Instituto Avon, imagem cedida pela cantora Ivete Sangalo, além de outras entidades.

Por Magno Pereira